Postagem em destaque

5 Dicas Para o Uso Eficiente de Energia

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Solar Tower: Uma torre gigante que poderá alimentar mais de 150 mil casas por pelo menos 80 Anos


Essa gigantesca novidade vem para nos alegrar em relação ao uso de energias renováveis. Imaginem uma torre gigantesca que poderá gerar eletricidade a partir de vapores gerados pelo calor do sol. Esse é o projeto da empresa EnviroMission que será realizado no Arizona com o nome de de Solar Tower.

Foto: Reprodução

Diferente do que muitos podem estar pensando, apesar de possuir o solar no nome, o projeto não utiliza a tecnologia de transformar a energia solar em energia elétrica (células fotovoltaicas), ao invés disso transforma o vapor gerado pelo calor dos raios solares em energia. Pode parecer estranho no começo, mas a ideia é ótima, pois pode ser mais eficiente do que utilizar painéis para esse fim. A Solar Tower será maior do que o Empire State Building, e terá um custo de U$ 750 milhões de dólares, tendo seu uso para o inicio de 2015.

Como Funciona?

A torre funciona da seguinte maneira, estando disposta no centro, ao seu redor existe uma estufa circular, com cerca de 2 km de diâmetro coberta por painéis de vidro. Quando os raios solares batem nos vidros, acabam aquecendo o ar que está por baixo deles, sendo estes ficando com uma temperatura maior que 90 graus Celsius. A altura da torre ajuda para a condução desse vapor quente para fora da estufa, devido o diferencial de temperatura. A cada 100 metros de torre, a temperatura cai um grau, e devido o tamanho gigante da torre o vapor é sugado para fora com muita força, graças a seu grande diferencial. O ar quente que está saindo pela torre acaba passando por 32 geradores(turbinas), que irão produzir a energia elétrica.

Foto: Reprodução

Por ter a ideia totalmente baseada no diferencial de temperaturas, o projeto se torna mais eficiente do que células solares pelo simples fato de poder funcionar também à noite. Em dias quentes, a base da torre continua aquecida devido ao grande aquecimento ocorrido durante o dia. Esse aquecimento produziria ainda à noite vapores de temperaturas elevadas. Além disso, o projeto da Solar Tower pode ser implementado em qualquer ambiente, não apenas no deserto (Arizona), tendo um ótimo funcionamento em zonas de grande amplitude térmica.

Quanto de energia gera?

Por ser um mega projeto, “claro” que o Solar Tower irá gerar muita energia, é esperado que ele tenha uma capacidade de 200 Megawatts, com uma eficiência de 60% em sua produção. No total a torre poderá abastecer pelo menos 150 mil casas, por pelo menos 80 anos*

Mesmo com o auto custo, a grande torre será um investimento inteligente, podendo gerar muita energia através de uma forma limpa. Como nos EUA existem muitas áreas desérticas, torna-se um bom lugar para o projeto, mas no Brasil também possuímos essas grandes áreas onde poderiam criar um projeto do tipo, como exemplo na região norte do país, onde a incidência solar é ótima para uma Solar Tower. Fica a dica para nossos governantes, mas se quiserem realizar algo do gênero, que pelo menos não super faturem.

*Tempo de funcionamento esperado.

0 Comentário(s):

Postar um comentário

Esse é o seu espaço para tirar dúvidas, elogiar ou criticar ! Comentários "troll" serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger