Postagem em destaque

5 Dicas Para o Uso Eficiente de Energia

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Parabéns? MS-DOS Completa 30 Anos

Sim Nerds, Geeks e todos amantes da tecnologia, hoje é um dia de comemoração, para lembrar, ou tentar esquecer, que já faz 30 anos que a Microsoft adquiriu o direito pelo DOS.

Foto: Reprodução

Eu para falar a verdade tive minha primeira experiencia com o DOS nem sabia direito como era um computador, através de um IBM (não me pergunte o modelo), eu via aquele mundaréu de códigos e no mínimo achava engraçado. Mas tirando a parte "legal", o DOS é o berço da Microsoft. Em relação a programas, diferente do que o ocorre hoje, onde podemos adquirir programas/jogos pela internet ou mesmo comprar um DVD, antigamente o negócio era diferente. Numa época onde 512kb era um tamanho incrível, imagino que a nova geração deve pensar, "até meu celular tem mais memória que isso!". Sim, antes era tudo na base do disquete.

Caro queira saber sobre a história do MS-DOS visite a página da Wikipedia (em inglês), lá tem um ótimo texto sobre o SO.

Bem apenas para não deixar a data passar, acabei fazendo na corrida esse post, mas é isso, "parabéns" MS-DOS!

Uma dica legal, caso queiram experimentar o grande sistema DOS é possível, mas como isso? Bem caso achem interessante os gráficos antigos, é possível reviver essa época através de um emulador interessante, o DOSBox, ele simula o sistema DOS, onde você poderá rever os joguinhos como Doom o/ Boa sorte.
Bônus, jogos que faziam sucesso no DOS!

3 Comentário(s):

Anônimo disse...

Jamais me esquecerei de quando o Windows não iniciou mais por causa do Norton e eu tive que editar o autoexec.bat via DOS. Eu tinha uns 10 anos na época, me senti incrível =P

Haha fora isso, era C:\Tomb\Tomb.exe pra jogar Tomb Raider. Tinha jogo que não rodava pelo prompt nem a pau.

Glenn disse...

E um clone do CP\M que virou a base de uma empresa, e se tornou um SO depois...
Gary Kiddal se revira no túmulo hoje ao ver isso, por culpa dele e da esposa... :P
Uns amigos de faculdade zoavam na época, usávamos CP\M e Unix, quando chegou o IBM-PC com isso, comentavam 'que DÓS eu tenho de quem tem que usar essa porcaria'... e se tornou um padrão na indústria, apesar de existir outros SOs até melhores, multitarefa e multiusuários.

Nerd Of The Mountain disse...

Pois é. Eu lembro que dando aula tive o prazer de ver a kra de um aluno de uns 12~13 se espantando ao saber q o primeiro computador "não tinha mouse"

Curioso é ver q o DOS virou simbbolo de status pq bastou abrir uma tela preta e o krinha logo se acha "o programador" ehhehehe

Postar um comentário

Esse é o seu espaço para tirar dúvidas, elogiar ou criticar ! Comentários "troll" serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger