Postagem em destaque

5 Dicas Para o Uso Eficiente de Energia

sábado, 23 de julho de 2011

Mac OS X Lion Traz Novidades em Segurança

O novo sistema da Apple chegou fazendo barulho, em apenas 24 horas do seu lançamento foi vendido um milhão de downloads do novo sistema operacional. Além disso o novo sistema conta com mais recursos em relação a sua versão anterior. Mas não quer dizer que o número de downloads ou novos recursos sejam tão importantes, mas sim as modificações em segurança, o novo Mac OS X Lion lançado no último dia 20 conta com novos recursos que prometem deixar o usuário tranquilo com seu sistema operacional.

Foto: Reprodução

Com a nova versão, pode se dizer que o sistema da maça faz uma revolução no quesito segurança, com suas novidades o Lion acaba de saltar na frente de seus concorrentes no mercado, tendo um sistema mais estável e resistente a ataques de hackers ou mesmo infecções por malwares. Porém vale ressaltar que, o sistema ainda é recente, e todas suas novidades não tiveram um teste completo, mas tudo indica que será "perfeito". Conheça as melhorias aplicadas pela Apple:

ASLR (Address Space Layout Randomization)

Essa proteção altera de maneira randômica localizações da memória, protegendo-a de ataques, esse recurso já existia no Mac OS X Leopard porém não tinha uma aplicação correta, no concorrente da Microsoft, esse recurso já existe desde o Windows Vista.

Atualizações Automáticas de Segurança

O recurso presente no Windows desde o XP, começa agora a ser utilizado pela Apple. Na versão anterior do sistema, quando surgia alguma atualização o usuário era avisado e tinha que aceita-la manualmente, no Lion as atualizações são feitas sem nem mesmo o consentimento do usuário.

Sandboxing

A caixa de areia implementada ajuda na segurança podendo restringir o alcance de aplicativos, prevenindo a exploração de vulnerabilidades por algum app maliciosos.

Time Machine Criptografado

O sistema de backup do Mac agora conta com a opção de criptografar os arquivos, essa medida ajuda caso os dados sejam extraviados, quem encontrasse por exemplo uma mídia com o backup não poderia utilizar.

Air Drop

Com o Air Drop é possível realizar troca de arquivos com outro usuário que possua o recurso, e o melhor disso, tudo é criptografado com a tecnologia TLS. Os arquivos são autentificados entre os usuários utilizando as ID da Apple (certificados de clientes).

File Vault 2

Essa opção permite codificar todos os arquivos presentes na pasta inicial.

Privacidade

A Apple melhorou opções em relação a privacidade, dando preferencia na melhoria ao acesso de informações de localização, este limitado.

Autentificação pelo Apple ID

Com o sistema de autentificação, fica mais facil para utilizar serviços como o iChat, tendo todas as informações criptografadas e enviadas aos servidores da Apple.

Mesmo trazendo novos recursos em segurança é preciso que usuários saibam que nem tudo é 100% seguro, cuidados de onde navegar e o que baixar ainda são válidos para o novo sistema. É certo que o Lion inovou e venho marcar precensa, mas será que com essa ova chegada, não teremos melhorias em outros sistemas? Microsoft oi?

0 Comentário(s):

Postar um comentário

Esse é o seu espaço para tirar dúvidas, elogiar ou criticar ! Comentários "troll" serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger