Postagem em destaque

5 Dicas Para o Uso Eficiente de Energia

sábado, 2 de julho de 2011

Cientista canadense encontra algoritmo capaz de resolver "qualquer" cubo mágico

Um dos brinquedos mais conhecidos do mundo, podendo ser considerado um vovô no meio de tanta tecnologia, o famoso cubo mágico é um desafio entanto para muitas pessoas. "Monta-lo" com o menor numero de movimentos possíveis leva muitos estudiosos a pesquisar maneiras de como fazer isso, muitos já devem ter ouvido falar do Algoritmo de Deus, através de cálculos utilizando potentes computadores foi possível se chegar na marca de 20 combinações, porem um cientista canadense diz que seu algoritmo é capaz de resolver qualquer cubo com dimensões n em menos de 20 movimentos.

Foto: Reprodução


Erik Demaine, é um Cientista da Computação, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), através de estudos ele "criou" um algoritmo geral que é capaz de resolver qualquer cubo que tenha um comprimento lateral igual a "n" quadrados. O estudo foi possível pois Erik contou com a ajuda da grandiosa Google, onde pode contar com seus supercomputadores realizando muitos cálculos (afinal são 43 quintilhões de soluções possíveis) até chegar a um número menor do que 20 movimentos para um cubo de 3x3x3, o mais comum deles.

O método utilizado para calcular os movimentos foi primeiramente tentar a forma utilizada por muitos donos de cubos mágicos, mover apenas um dos quadrados e colocar na posição desejada, sem alterar o resto dos quadrados. Como quase impossível realizar um movimento sem movimentar os outros quadrados, notou-se que o método seria demorado e teria que se realizar uma série de movimentos iguais a .

Erik juntamente com seus colegas, descobriram que cada quadrado possui um caminho em particular que deve ser seguido e que ajuda na solução. O algoritmo criado pelo cientista busca por cubos que se movem na mesma direção para depois move-los juntos. Sendo assim facilitando a solução e diminuindo o numero de movimentos ao invés de mover apenas um, mover vários em conjunto, o fator desses movimentos constatados foi igual a log n. Com isso foi possível notar que um numero máximo de movimentos utilizados para um cubo com uma lateral "n" é igual a n²/log n.

Foto: Reprodução

Claro que todas essas fórmulas seriam impossíveis de serem encontradas sem a ajuda de um computador, e mesmo utilizando máquinas com uma capacidade incrível de processamento a resolução do problema é demorada. Mas mesmo com tantos avanços Erik afirma que não se pode ainda calcular os movimentos necessários para cubos maiores que 3x3x3x, nem mesmo utilizando poderosos PCs, porém seu algoritmo pode ajudar em pesquisas futuras para tentar se resolver cubos maiores. Quem sabe ainda teremos um algoritmo capaz de resolver um cubo de 20x20x20?

Com a palavra NewScientist

0 Comentário(s):

Postar um comentário

Esse é o seu espaço para tirar dúvidas, elogiar ou criticar ! Comentários "troll" serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger