Postagem em destaque

5 Dicas Para o Uso Eficiente de Energia

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Mas afinal, o celular causa câncer ou não ?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde o celular pode sim causar câncer, mas não só ele, todos os parelhos que operam na faixa de radiofrequência, porem as operadoras de telefonia móvel rebatem tal associação dizendo que o celular não causa mal.

Foto: Reprodução

De acordo com a OMS atraves de várias evidencias cientificas encontradas por 31 pesquisadores de 14 países, foi possível "afirmar" que celulares causam câncer, o dado pode amedrontar muitas pessoas pois a maioria está sempre com seu celular ao lado, e o pior mais de 5 bilhões de pessoas em todo o mundo possuem celular, isso poderia dizer que essa enorme quantia poderá ter câncer ? Ainda não, a Organização garantiu que os dados não são conclusivos, portanto é preciso realizar mais pesquisas na área para se tirar total conclusão do assunto.

De outro lado, empresas de telefonia móvel discutem tal afirmação da OMS. De acordo com o Sinditelebrasil, as operadoras estão seguindo de forma rigorosa os níveis de emissão dos campos eletromagnéticos da radiofrequência, tais emissões são apontadas como seguras pelo ICNIRP. Então visto que essas emissões estão dentro da norma, não poderia haver riscos para doenças, além de que a CTIA, um grupo de lobby da indústria wireless, afirmam que a pesquisa da OMS é exageradamente alarmista e está se apoiando em dados antigos. Se depender das telefonias, a pesquisa para afirmar se celulares causam câncer, deverá ser mais rigorosa tendo seus estudos todos revistos, pois afirmar sem ter novas provas apenas se baseando no passado, é algo inexistente. O celular agora faz parte de uma categoria chamada de possivelmente carcinogênicos, onde existe uma pequena evidencia sobre o "produto" causar câncer em humanos.

Sempre tive desconfiança do uso do celular, mas se pensarmos bem, não só o celular pode causar câncer, aparelhos roteadores exercem praticamente a mesma função, funcionando em radio frequência, e é quase impossível existir algum trabalho, faculdade e até mesmo locais públicos onde não exista Wireless, se reunirmos todas essas tecnologias sem fio utilizadas diariamente, pode ser que haja um risco de câncer, pois estamos frequentemente expostos as ondas de rádio. Mas não quero chegar a conclusão nenhuma, agora é esperar uma resposta baseada em muitas pesquisas para sabermos se devemos nos desligar de celulares e roteadores.

Como prevenir é melhor que remediar, utilizar fones para se atender o celular e mandar mensagens são feitos que podem diminuir o "risco" de câncer, ou seja manter seu celular o mais longe de seu cérebro.


Licença Creative Commons
A obra Mas afinal, o celular causa câncer ou não ? de Felipe Figueiró foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://powergeek.blogspot.com/p/contato.html.

0 Comentário(s):

Postar um comentário

Esse é o seu espaço para tirar dúvidas, elogiar ou criticar ! Comentários "troll" serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger