Postagem em destaque

5 Dicas Para o Uso Eficiente de Energia

sábado, 18 de fevereiro de 2012

TrendMicro libera código fonte do programa HijackThis

A empresa de segurança digital TrendMicro liberou o código fonte de seu programa gratuito HijackThis no portal para desenvolvedores SourceForge. O anuncio da liberação foi dado na ultima sexta-feira (17) no site da empresa. Com a liberação qualquer pessoa poderá aprimorar a ferramenta, visto que agora é um projeto Open Source.

Com a liberação do código fonte do programa na internet, muitos desenvolvedores poderão melhorar a ferramenta ou mesmo criar alguma novidade baseada no software. O HijackThis foi escrito em Visual Basic e o seu criador/programador original é o holandês  Merijn Bellekom que o criou com base em um artigo chamado Hijacked! de Mike Healan no site SpywareInfo.com. Em 2007 a empresa de segurança TrendMicro adquiriu de Merijn a ferramenta e a manteve gratuita.
Até o momento mais de seis mil pessoas já realizaram o download no Source Forge.

O HijackThis verifica o computador em busca de alterações realizadas por uma possível infecção, diferente de ferramentas automatizadas ele não exclui nenhum arquivo sem que o usuário analise e saiba o que é para ser removido. O programa gera um log com informações que são utilizadas por usuários experientes na busca de alguma modificação feita por malwares.

Foto: Reprodução
Vários fóruns na internet utilizaram e utilizam por muito tempo o programa, como exemplo internacionalmente fóruns como Castlecops.com (desativado) e Majorgeeks.com e nacionalmente o Linhadefensiva.org e Clubedohardware.com.br. Nesses fóruns existem áreas específicas com usuários experientes na interpretação dos logs gerados pelo programa e que podem ajudar os usuários infectados. Existem outros vários fóruns na internet que oferecem um "serviço" para análise de logs do HijackThis além dos citados.

Desde o lançamento do Hijackthis em 2005 quando ainda era mantido por Merijn o programa sofreu algumas modificações, com a aquisição da TrendMicro o programa teve no total quatro atualizações, a ultima foi lançada em abril de 2010, desde então a TrendMicro não modificou seu software. Mesmo lançando de forma aberta seu programa, a empresa ainda vai continuar mantendo o código fonte, atualizando a base no SourceForge.

Mais informações:


0 Comentário(s):

Postar um comentário

Esse é o seu espaço para tirar dúvidas, elogiar ou criticar ! Comentários "troll" serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger