Postagem em destaque

5 Dicas Para o Uso Eficiente de Energia

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Pela primeira vez: Robô e Astronauta apertam as mãos no espaço

O Astronauta Daniel Burbank, comandante da Estação Espacial Internacional (EEI) realizou uma façanha até então inédita. Daniel apertou a mão do robô humanoide Robonaut 2 (R2, apelido em referência ao querido R2D2) em pleno espaço a bordo da estação. Nunca um homem e um robô haviam feito tal gesto no espaço.


O Robonaut é um robô em experimento pela NASA que irá facilitar a vida dos astronautas. Ele foi lançado a bordo do ônibus espacial Discovery durante seu ultimo voo em fevereiro do ano passado (2011) até a Estação Internacional.  Nessa ultima quarta-feira (15) a máquina realizou um gesto amigável com seu comandante humano, o robô cumprimentou o astronauta Daniel Burbank com um aperto de mão junto com um "Hello World" em língua de sinais americana.

Os comandos para o robô realizarem tais gestos vieram direto da terra onde através de um software Engenheiros mandaram os comandos para o aperto e também os gestos. De acordo com Daniel, o Robonaut é um robô impressionante, graças a boa engenharia e programação.

Vídeo com o gesto:



Robonaut é o primeiro robô humanoide a estar presente no espaço. Além de estar como um "tripulante" da EEI, o robô se relaciona com o pessoal aqui da terra com seu perfil no Twitter, o @AstroRobonaut que já conta com mais de 50 mil seguidores. A conta é administrada por Engenheiros da NASA.

A maior parte do tempo R2 passa em hibernação na estação, sendo apenas "despertado" para algum teste, como o do aperto de mãos. A próxima "missão" realizada pelo humanoide será a verificação de cameras a bordo dele mesmo. Essas cameras instaladas em sua cabeça servem como piloto para que os controladores saibam o que ele está vendo além de serem utilizadas pelo próprio R2 para verificar suas tarefas.

0 Comentário(s):

Postar um comentário

Esse é o seu espaço para tirar dúvidas, elogiar ou criticar ! Comentários "troll" serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger