Postagem em destaque

5 Dicas Para o Uso Eficiente de Energia

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Promoções no Facebook, porque acreditar nelas?

A rede de Mark Zuckerberg é uma ótima distração para as horas que passamos à frente do computador. O Facebook é "cool", lá você pode interagir com seus amigos, com páginas de artistas e até mesmo com desconhecidos. Não há problema nenhum nessas atividades. Porém existe um lado não tão legal no Facebook que acabou aumentando graças às opções de compartilhamento da rede, são as famosas falsas promoções.

Desde a época do velho Orkut ou até antes existem pessoas que adoram criar falsos boatos (hoax) ou mesmo alguma "promoção" apenas para enganar os usuários. O normal seria com o passar dos anos essas "brincadeiras" irem diminuindo gradativamente, porém o que vemos na rede é totalmente o inverso. Já escrevi aqui no blog sobre a "Orkutização do Facebook" e visto que esse tipo de coisa era bastante comum na outra rede, resolvi escrever sobre isso, pois a cada dia surgem novas falsas mensagens no Facebook que são compartilhadas por milhares de pessoas.

Algumas das mensagens já foram compartilhadas diversas vezes, o problema é que muitas pessoas não conseguem lembrar que tal mensagem já foi vista e acabam caindo nesses "golpes", muitas vezes novamente. Para mostrar como é fácil enganar os usuários resolvi realizar um pequeno teste durante essa semana. O teste lembra algumas mensagens que foram compartilhadas na rede com relação ao sorteio de Iphones. Pedi para alguns de meus amigos divulgarem uma "promoção" feita pelo Power Geek.

Foi escolhido para o teste uma imagem de nove Actions Figures de Star Wars visto que nerds (eu) adoram a série produzidas pela empresa Hasbro. Você pode ver a "promoção" nesse link.

Foto: Reprodução/Facebook
Está totalmente na cara que a promoção é farsa. Eu entreguei completamente na descrição colocando a data como Primeiro de Abril e no link em questão uma foto do Sérgio Malandro rá, pegadinha. O mais engraçado ou triste é que muitos nem lêem o que está escrito, só dão bola para o inicio onde diz ser uma promoção. Um usuário assistindo seu amigo curtindo ou compartilhando ele também irá fazer o mesmo.

O resultado do teste em dois dias foi de pelo menos 20 pessoas acreditando na promoção e curtindo, comentando ou compartilhando a "promessa". E veja bem, isso foi feito depois de muitos já terem notado e lembrado da questão da falsa promoção do Iphone, teoricamente era para o pessoal não acreditar mais nisso e na prática ocorreu o contrário.

Para muitos esse tipo de golpe não é tão devastador, visto que é utilizado para tentar popularizar alguma página ou serviço, porém se em algum momento fosse colocado um link malicioso ou utilizado na forma de aplicativo para a promoção, dados poderiam ser roubados apenas com essa falsa divulgação.

O ideal é, por mais que seu melhor amigo compartilhe alguma promoção ou mensagem que peça que você verifique um link ou instale um app, pesquise. Veja se existe algo a mais na internet, nunca acesse de primeira os links, principalmente se utilizarem encurtadores. E tente não compartilhar esse tipo de imagem ou frases, assim você irá diminuir o número de pessoas que irão ver esse tipo de coisa e não irá poluir o mural de seus amigos.

Peço desculpa aos que "acharam" que iriam ganhar algum coisa com a promoção, mas foi a forma que encontrei para poder realizar esse post. Agradeço aos meus amigos que compartilharam a promoção.


Edit: em sua coluna no G1, Altieres Rohr escreveu sobre as pegadinhas e mentiras no Facebook.

0 Comentário(s):

Postar um comentário

Esse é o seu espaço para tirar dúvidas, elogiar ou criticar ! Comentários "troll" serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger