Postagem em destaque

5 Dicas Para o Uso Eficiente de Energia

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Classificação "Cool IT” do Greenpeace mostra Google como a empresa mais verde

Foto: Reprodução

O Greenpeace divulgou recentemente sua classificação sobre as empresas de tecnologia que possuem praticas de consumo energético, o "Cool IT", onde o Google aparece em primeiro lugar e empresas como Facebook e Apple nem são classificadas.

Essa é a quinta edição do Cool IT, o ranking criado pela Greenpeace classifica empresas da área de TI de acordo com seus esforços para a redução de emissões de carbono, investindo em tecnologias verdes em suas plantas. Os dados foram divulgados hoje (8) pelo Greenpeace e podem ser vistos com maiores detalhes aqui. Na apresentação o Google lidera com 53 pontos, seguido da antiga dona da colocação a Cisco com 49 pontos. O ranking tem a pontuação máxima de 100.

O Greenpeace elogiou o Google por suas mudanças contando com grandes investimentos além da transparência ao relatar suas emissões de carbono (com média de 1,5 milhão de toneladas/ano). O Google já investiu mais de 900 milhões em tecnologias verdes.

Porém algumas empresas não foram bem vistas pela organização e acabaram sendo criticadas devido o baixo investimento na área. O consumo de energia com a computação continua a crescer, isso é devido os grandes Data Centers que essas empresas possuem, e com o aumento da chamada "computação nas nuvens" os picos de energia cada vez mais aumentam devido a utilização de energias não renováveis para manter tais centros. O Google possui diversos serviços e sistemas em nuvens porém são até 80 vezes menos poluentes que de outras empresas. 

Devido esses baixos investimentos, duas das grandes na área da computação não foram listadas no documento do Greenpeace, o Facebook e Apple. A empresa de Mark Zuckerberg já foi pressionada pela organização a trocar sua planta de energia que ainda utiliza energias não renováveis. E a gigante da maça, não foi listada devido seus esforços serem considerados ineficientes pelo Greenpeace.

Todas as empresas ainda tem tempo para mudarem suas plantas e migrarem para a tecnologia verde, porém mesmo com algumas investindo fortemente ou pelo menos tentando é triste ver que algumas outras não tentam nem explorar o potencial das energias renováveis.

A lista com as posições das empresas:

1. Google – 53 pontos
2. Cisco – 49 pontos
3. Ericsson -48 pontos
4. Fujitsu – 48 pontos
5. Vodafone – 45 pontos
6. Alcatel-Lucent – 40 pontos
7. Sharp – 38 pontos
8. Softbank – 38 pontos
9. IBM – 35 pontos
10. HP – 34 pontos
11. Wipro – 33 pontos
12. Dell – 29 pontos
13. Microsoft – 25 pontos
14. SAP – 23 pontos
15. AT&T – 22 pontos
16. HCL – 21 pontos
17. NTT – 19 pontos
18. NEC – 15 pontos
19. Telefônica – 11 pontos
20. TCS – 11 pontos
21. Oracle – 10 pontos

Com informações: Cnet.com

0 Comentário(s):

Postar um comentário

Esse é o seu espaço para tirar dúvidas, elogiar ou criticar ! Comentários "troll" serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger