Postagem em destaque

5 Dicas Para o Uso Eficiente de Energia

domingo, 13 de novembro de 2011

Nordeste do Brasil terá usina solar com capacidade de 50 MW

Uma das regiões com maior incidência solar do Brasil terá um grande investimento na área de energias renováveis graças a empresa Rio Alto Energia. Com a construção da primeira usina solar licenciada que gerará 50 megawatts de energia elétrica para o Brasil, fará o país "iniciar" sua caminhada ao mundo sustentável.  

Foto: Reprodução
A usina será instalada na região nordeste do país, na cidade de Coremas, na Paraíba. Na manhã da ultima sexta-feira (11), ocorreu a assinatura para a instalação da usina, no Palácio da Redenção, assinados pelo Governador da Paraíba, o Prefeito de Coremas e a empresa Rio Alto Energia. O projeto terá um investimento de R$ 350 milhões de reais, valor esse que será financiado pelo Banco do Nordeste e está prevista para estar pronta em 24 meses. A energia produzida na usina será vendida ao Governo Federal, através dos leilões da ANEEL.

A tecnologia que será utilizada na usina é a Concentrated Solar Power (CSP), onde se tem estruturas metálicas com chapas de alumínio no formato parabólico retangular, essas estruturas irão capturar a irradiação solar.  Com isso a radiação é refletida pelas parabólicas e passa por tubulações que aquecem a pelo menos 400 graus centígrados um fluido sintético. Esse fluido segue para o sistema da usina, onde o vapor que é gerado pelo calor fará com que turbinas girem gerem a energia elétrica. A área de Coremas é ideal para a instalação da usina devido a grande incidência solar, tendo uma média anual em torno de 5,5 kWh/m²/dia.

O ponto Azul é a Região de Coremas
De acordo com Sérgio Reinas, um dos três fundadores da Rio Alto Energia, a usina seguindo o modelo CSP consegue ter um fator de capacidade de 60%, contra cerca de 30% das usinas solares com painéis fotovoltaicos.

Não só energia a usina irá gerar,  Coremas é um município muito carente, ficando longe da capital da Paraíba. Devido a seca violenta e o sol constante, é difícil a criação de animais ou mesmo a agricultura. Segundo Edmond Charker, um dos diretores da Rio Alto Energia,  o projeto criará cerca de 1,5 mil vagas de empregos diretos, isso tornaria a vida da região um pouco melhor. Já era tempo do Brasil ter um grande investimento na área de energia sustentável, esperamos que isso só tenha a crescer, pois áreas para instalação de tais usinas, temos de sobra.

Fonte: O Globo

1 Comentário(s):

Anônimo disse...

faltou a fonte original

Postar um comentário

Esse é o seu espaço para tirar dúvidas, elogiar ou criticar ! Comentários "troll" serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger