Postagem em destaque

5 Dicas Para o Uso Eficiente de Energia

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

HP é líder no ranking da Greenpeace para empresas de eletrônicos sustentáveis, Toshiba e LG acabam na "lanterna".


O Greenpeace, sempre preocupado com a questão sustentável, realiza um ranking desde 2006 com empresas fabricantes de eletrônicos, tais como telefones celulares, computadores, TVs e consoles de jogos eletrônicos. As pontuações são consideradas de acordo com praticas e políticas adotadas pelas empresas em relação à substâncias tóxicas usadas nos produtos, reciclagem, redução na emissão de gás carbono, entre outras. Essa ultima versão do guia está mais criteriosa que versões anteriores e grandes empresas acabaram ficando em posições não tão favoráveis como Toshiba e LG, diferente da HP que liderou o ranking


Foto: Reprodução
O grupo parabenizou empresas como a HP, Dell e Nokia, por terem conseguido boas pontuações e acabaram liderando o ranking atual. Diferente do que ocorreu com empresas com RIM, Toshiba, LG e Acer, que ficaram na lanterna do ranking, deixando uma péssima imagem em relação as suas ações na área da sustentabilidade. A HP mereceu o primeiro lugar devido os esforços em rastrear a cadeia produtiva de seus fornecedores além de manter um programa efetivo de medição das emissões de carbono. A Dell que no ultimo guia estava na 10ª posição, acabou demonstrando que soube aplicar praticas sustentáveis, subindo sete posições. Já a Nokia teve uma pequena queda, ela que desde 2008 liderou o ranking, caiu nessa edição para a 3ª posição. 

Gráfico Ranking Eletrônicos
O novo guia agora incorpora o critério de uso de energia nos processos produtivos, assim é possível mensurar o impacto ambiental que provem das emissões de gases de efeito estufa entre outros gases. Com isso, o Greenpeace espera que com o resultado final, as empresas se motivem e consigam equacionar este tipo de problema, podendo adotar maiores medidas de eficiência energética ou mesmo utilizar fontes de energias renováveis. Mas não só para as empresas o guia traz benefícios, também para nós consumidores, afinal temos uma ferramenta que pode nos auxiliar na hora da compra de um novo eletrônico, sabendo qual marca é a mais sustentável.

Caso alguém queira dar uma olhada no material completo do guia, poderá encontrar mais informações AQUI.

0 Comentário(s):

Postar um comentário

Esse é o seu espaço para tirar dúvidas, elogiar ou criticar ! Comentários "troll" serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger