Postagem em destaque

5 Dicas Para o Uso Eficiente de Energia

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Aranha-robô construída com impressora 3D poderá salvar vidas

Copiar a estrutura de seres vivos e reproduzir em robôs é algo que Cientistas e Engenheiros adoram fazer, ainda mais quando o projeto é construir uma aranha gigante, super ágil com pernas hidráulicas.

Foto: Reprodução
Cientistas do Instituto Fraunhofer-Gesellschaft, na Alemanha, criaram uma aranha-robô que consegue escapar de obstáculos e até saltar buracos. O robô foi concebido através de um processo de fabricação em uma impressora 3D. Com esse tipo de processo, os cientistas conseguiram deixar o experimento mais leve. O "droid" possui câmera e equipamentos de medição. A intenção de ser criado um robô como esse, é usa-lo para atingir lugares em que seres humanos não conseguem chegar, como catástrofes naturais e acidentes industriais.

O robô é exatamente como uma aranha de verdade, ele é capaz de colocar quatro patas no chão ao mesmo tempo em que suas outras quatro patas estão se preparando para realizar seu próximo movimento. Com isso o robô tem uma maior estabilidade na sua caminhada, ajudando a percorrer terrenos irregulares, sem risco de cair. De acordo com o Engenheiro Ralf Becker, coordenador do projeto da aranha-robô, eles utilizaram do mesmo principio das aranhas para criar o sistema de locomoção, as oito pernas e o corpo da aranha estão equipados com atuadores por pressão, que operam por pressão para dobrar e estender os membros artificiais.

De acordo com os cientistas do projeto, o robô-aranha é extremamente barato e fácil de fazer, tão barato que poderia ser descartado após o uso. O robô ainda é um protótipo, mas quem sabe em um futuro próximo, ele já esteja em pleno funcionamento em missões de extremo perigo a humanos, como o reconhecimento de acidentes químicos e nucleares.

1 Comentário(s):

Anônimo disse...

Muito legal. Mas e para quem tem pavor de aranhas...?

Postar um comentário

Esse é o seu espaço para tirar dúvidas, elogiar ou criticar ! Comentários "troll" serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger