Postagem em destaque

5 Dicas Para o Uso Eficiente de Energia

sábado, 12 de março de 2011

Falso email de transportadora traz em anexo trojan


Recebi recentemente um email em nome de uma empresa de transportes internacionais americana chamada DHL, duas coisas a se desconfiar, primeiro não comprei nada nos últimos dias em lugar nenhum para receber um email de transportadora e segundo muito menos de fora do país, portanto eu sabia que se tratava de um golpe.

Os emails recebidos ultimamente estão sendo bem feitos, alguns com uma grafia correta e até com imagens que iludem o usuário.


 
O que achei interessante no email que recebi foi ele conter um anexo com o nome de tracking.zip ao fazer o download desse arquivo e analisar, pude ver que se tratava de um malware (detectado pela Kaspersky como: Trojan-Downloader.Win32.Small.brvs), se fosse descompactado provavelmente meu antivírus iria neutralizá-lo (testes feitos dentro de uma VM rodando Linux), o engraçado do arquivo é que o executável que esta dentro do zip tem o nome de FedEx.exe ou seja o nome de uma das concorrentes da DHL. Esse definitivamente não foi um golpe muito bem planejado.

Caso alguém recebe um email com o mesmo conteúdo/assunto, fiquem alertas, não cliquem em links ou descompactem arquivos que vier em anexo pois provavelmente seu computador será infectado. É melhor prevenir do que remediar.

Licença Creative Commons
A obra Falso email de transportadora traz em anexo trojan de Felipe Figueiró foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://powergeek.blogspot.com/p/contato.html.

0 Comentário(s):

Postar um comentário

Esse é o seu espaço para tirar dúvidas, elogiar ou criticar ! Comentários "troll" serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger