Postagem em destaque

5 Dicas Para o Uso Eficiente de Energia

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Visualizando seus arquivos de qualquer lugar

Carregar seus arquivos para qualquer lugar, sem precisar estarem em seu computador, a forma de armazenar arquivos evoluiu muito rapidamente, primeiramente com os velhos e "pequenos" disquetes, objetos que muitos dessa nova geração nem devem conhecer, pois os computadores mais novos não vem mais com um drive de 3/4, após o disquete venho o CD, com maior capacidade de armazenamento, com o CD também tinha os DVDs, muitos utilizados para guardar vários arquivos, sem contar o padrão como filmes, jogos, etc, além de é claro o Blu-ray.

Foto: Reprodução

Algo que revolucionou no armazenamento de dados foram as memórias flash,com Pen drives que podem armazenar de 2, 4, 8 ,16, 32, 64 até 128 GB praticamente seu HD miniaturizado, falando em disco rígido eles também evoluíram virando portáteis, quase como os Pen drive, porém gigantes e com uma grande capacidade contando com uma velocidade de transferência bem maior.

Mas se pensarmos bem, todas essas tecnologias tem problemas, os CDs/DVDs por exemplo, se pegam calor ou são arranhados, todos seus arquivos são perdidos, com os pen drive devido seu pequeno tamanho é muito fácil de se perder, HDs externos (portáteis) podem dar problemas se não forem bem manuseados.

Pergunte-se, então como guardarei meus arquivos e poderei leva-los para qualquer lugar de forma segura ?

A resposta é simples, através das 'nuvens'. Em computação o termo cloud computing (computação em nuvem), remete em armazenamos arquivos na internet em algum servidor (seguro) a ponto de acessá-los de onde quisermos, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas.

Bem existe um serviço gratuito e que todos possuem que é o Windows Live, sim seu hotmail possui um espaço para armazenar seus arquivos de forma gratuita. Existem vários outros serviços na rede, porém como a maioria tem um msn e a Microsoft é uma empresa confiável, é bom utilizá-lo.

Irei explicar neste post como você pode guardar seus arquivos na rede através do SkyDrive do Windows Live.

Para acessar o SkyDrive você precisa ter uma conta no Windows Live caso não tenha, faça uma aqui e depois clique aqui para ir ao SkyDrive.

Após logado no drive virtual você verá uma imagem parecida com esta, que é sua tela inicial:

Foto: Reprodução

Na tela inicial tem tudo o que você precisa, por padrão já existem pastas criadas, as públicas (seus conteúdos são visíveis a todos) e as particulares (visível apenas para você), caso queira guardar seus conteúdos pessoais clique na pasta Meus Documentos, ela não é pública.

Foto:Reprodução

Ao abrir a pasta escolhida você terá outras opções, tais como Criar documentos do Word, Notepad, Excel ou PowerPoint Online (Graças a integração com o Office), Adicionar arquivos a pasta, Compartilhar seus links, editar exibição dos arquivos, classificações e excluir arquivos.

Os comandos ao serem acessados são simples, não é preciso nenhum alto conhecimento em informática para saber se conduzir pelo SkyDrive, basta um pouco de atenção.

O disco virtual da Microsoft possui capacidade de armazenamento de até 25 GB, bem em conta para um serviço gratuito, porém peca no tamanho máximo que pode ser enviado por vez, apenas 50Mb, então se você quer guardar muitos arquivos, terá que ter paciência para fazer o upload de todos.

Protegendo os aquivos enviados para a rede

Você pode pensar que apenas deixando seus arquivos na rede e eles estarão seguros, ao contrário que muitos pensam a internet tem um grande problema, é o caso de uma invasão, se sua conta no hotmail acidentalmente é invadida, alguém poderá ver seus arquivos pessoais. A dica para proteger seus arquivos é sempre fazer uploads em formato .rar, dessa forma você irá armazenar o máximo de arquivos em uma pasta compactada e ainda poderá criptografá-los, para caso seja invadido seus arquivos fiquem em pleno sigilo, para isso basta seguir esses passos:

Você precisará ter o programa Winrar instalado em sua máquina, após isso junte o máximo de arquivos que puder em uma pasta (não excedendo o limite de 50Mb), depois disso feito é preciso compactar a pasta e adicionar uma senha a ela.

Clique com o botão direito sobre a pasta e selecione a opção adicionar para o arquivo...

Foto: Reprodução

Após feito isso, irá abrir uma janela para configurar seus rar, vá até a aba Avançado e clique sobre o ícone Configurar senha..., será aberta outra janela, nela você digita a senha desejada, selecione também a opção Codificar nomes de arquivos... e aperte OK, após isso é só voltar a aba Geral do programa, e clicar em OK.

Foto: Reprodução

Feito isso seu arquivo já pode ser mandado para a rede com mais tranquilidade, pois agora seus dados pessoais estão mais seguros.

Espero que esse pequeno artigo seja útil para vocês.


Licença Creative Commons
A obra Visualizando seus arquivos de qualquer lugar de Felipe Figueiró foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://powergeek.blogspot.com/p/contato.html.

0 Comentário(s):

Postar um comentário

Esse é o seu espaço para tirar dúvidas, elogiar ou criticar ! Comentários "troll" serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger