Postagem em destaque

5 Dicas Para o Uso Eficiente de Energia

sábado, 21 de abril de 2012

Mercado de Notebooks

Compacto, leve e elegante, esses são alguns atributos dos net/notebooks, abaixo vamos analisar por que esta tem sido uma das melhores compras nos últimos anos.


Compacto

Uma unidade 'tudo-em-um' do tamanho de 15 polegadas por exemplo, podendo ser instalado em qualquer local da casa sem requerer tantos cuidados se comparado com um PC de mesa (que será objeto constante de comparação neste artigo), acaba sendo um destaque a se ressaltar. Apesar da invasão dos tablets muito mais compactos, porém este tem seu público específico.

Mobilidade

Partindo do ponto comentado acima, temos o quesito mobilidade, onde através do Wireless ou de um modem 3G posso levá-lo para qualquer canto da casa ou para locais de trabalho e lazer. Transforma-se maçante comentar algo que todo mundo já saiba como estes dois pontos acima, porém mais abaixo falarei de outros fatores que ajudam ao net/notebook ser uma ótima opção de compra atualmente em substituição aos PCs de mesa.

Desempenho

Logo no inicio de sua fabricação os notebooks sempre tiveram desempenho inferior ao dos PCs, cenário este que mudou há alguns poucos anos e hoje há certas variedades de notebooks mais poderosas do que certos PCs de mesa. Isso nos leva para o tópico seguinte:

Comparação com PCs

Qualquer notebook hoje com o Core i3 por exemplo, conseguirá ser sempre superior em desempenho que um Pentium e um Celeron. Obviamente por se tratar de tecnologias mais novas. Um PC para possuir um desempenho satisfatório para os dias atuais deverá possuir no mínimo 2GB de RAM, mesma configuração dos PCs praticamente, com possibilidades de se achar modelos com 3GB e superiores acompanhando na maioria dos casos aquilo já existente nos PCs. O que novamente nos leva para o tópico seguinte:

Avaliação de preços

Separei duas configurações simples para PCs (AMD e Intel) com preço médio para montagem do PC completo. Ao comprar uma unidade OEM (já montada em lojas) poderá haver certa variação. Memórias, fonte, gabinete, HD, teclado e mouse e monitor serão os mesmos valores para ambas configurações:

Core i3-2100 = 276,16
Placa-mãe H61 = 211,48
Memória DDR3 2GB = 50,91
HD 500GB = 249,90
Fonte 350W = 125,72
Gabinete = 131,66
Kit teclado e mouse = 52,61
Monitor 18,5" = 261,71

Total = 1360,15

Phenom II X2 560 = 234,51
Placa-mãe AM3+ = 201,37
Memória DDR3 2GB = 50,91
HD 500GB = 249,90
Fonte 350W = 125,72
Gabinete = 131,66
Kit teclado e mouse = 52,61
Monitor 18,5" = 261,71

Total = 1308,39

O desempenho do Core i3 perante ao Phenom é superior, porém quis abordar configurações que podem ser montadas com proximidade de preço e não abordarei o desempenho como tema.

Os valores podem variar de loja para loja, eu utilizei (sem propagandas) a Kabum como base de preços para estas configurações.

PC OEM de configuração semelhante:


Marca conhecida

Core i3-2100
Memória 4GB DDR3
HD 500 GB
Placa-mãe H61
Gabinete
Fonte
Kit teclado e mouse
Monitor 20"

Total: 1.299,00

Marca não tão conhecida

AMD X4-630
Memória 8GB DDR3
HD 500 GB
Placa-mãe não especificada
Gabinete
Fonte
Kit teclado e mouse
Monitor 18,5"

Total: 1.199,00

Ambas as configurações possuem instalado Linux ao invés do Windows. Para todas as configurações acima, adiciona-se o custo da versão Home Basic: R$229,00 ou Home Premium R$279,00. Office 2010 Starter possui download gratuito, porém composto apenas de Word e Excel. Podendo ser substituido por suítes completas e gratuitas como o Libre Office.


Verifiquemos agora configurações de notebooks similar as citadas acima e seus respectivos preços:

Core i3-2330M
Tela 14"
Leitor de cartão SD, MMC
Webcam integrada
Wireless 802.11 b/g/n
Memória 4GB DDR3
HD 500GB

Total = 1.299,00

Turion™ II Dual-Core
Tela 14"
Leitor de cartão SD, MMC
Webcam integrada
Wireless 802.11 b/g/n
Memória 4GB DDR3
HD 500GB

1.399,00

Preços muito próximos à aqueles dos PCs de mesa e com um diferencial que deverá sem dúvida ser levado em consideração na compra: Windows Original.

O intuito deste artigo é mostrar que podemos adquirir ótimos notebooks com preços semelhantes aos PCs de mesa. Na hora da compra aquela velha pergunta poderá fazer toda a diferença: Qual será o uso do PC/notebook? Se for utilizar com algo simples, internet, planilhas e texto, pode considerar esta possibilidade na hora da compra.

Há no mercado também notebooks Gamers, com configurações bem parrudas porém não entrarei neste mérito devido ao seu preço e nicho de mercado a que se destinam.

Cuidados na hora da compra

Para ser sincero, esta compra é algo que não requer tanto cuidado assim. O único que eu levaria em consideração apenas seria se o fabricante possui representação na sua cidade. Assim em caso de problemas técnicos o atendimento poderá ser presencial. A Dell por exemplo possui algumas formas de atendimento, desde o modo remoto (atendente tentará diagnosticar o problema remotamente através da internet) ou presencial onde um técnico irá na residência do cliente.

Assim como os PCs, não coloquei estabilizador na listagem por ser desnecessário. Nos PCs, consulte este ótimo artigo onde aborda-se muito bem este tema. Para notebooks o mesmo é completamente desnecessário, basta plugar o carregador diretamente na tomada e prosseguir com o carregamento.

Em caso de não haver representação, ficará a cargo do comprador o envio pelos Correios ou transportadora para a representação da empresa em alguma cidade (geralmente São Paulo).

Garantia estendida

Perante o Procon, a garantia estendida trata-se apenas de um seguro do aparelho. Ou seja, se der algum problema você poderá usufruir do seguro, caso contrário terá pago e não utilizado. Vale lembrar que nem todo tipo de problema é coberto pela garantia estendida e muitas vezes você poderá cair no papo do vendedor. Leia com atenção as condições de contrato antes de aderir a esta taxa extra na compra.


Ciro Mota é técnico em informática e analista de malwares. Geek e sempre antenado nas novas tecnologias com ênfase sempre em banda larga e hardware. Faz parte da equipe da Linha Defensiva e do Fórum do Baboo.

1 Comentário(s):

Anônimo disse...

Cara achei muito interessante seu artigo. mas acredito que a grande duvida, e que pode ate ser tema para uma nova postagem sua, é a questao de notebooks com video integrado e dedicado. Essa duvida paira na cabeça da galera.

abraço

Postar um comentário

Esse é o seu espaço para tirar dúvidas, elogiar ou criticar ! Comentários "troll" serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger