Postagem em destaque

5 Dicas Para o Uso Eficiente de Energia

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Instagram falso infecta usuários Android com malware

Com a vinda do popular serviço Instagram antes apenas disponível para usuários iOS agora também para usuários Android, muitos ficaram curiosos em testá-lo, porém especialistas da empresa de segurança Sophos alertam sobre malwares disfarçados como o aplicativo legítimo distribuídos para infectar usuários despercebidos.

Com apenas uma semana de disponibilidade, o Instagram consegui mais de cinco milhões de downloads na plataforma Android, sem contar a recente compra do serviço pelo Facebook, o que fez aumentar ainda mais sua procura. Normalmente serviços com um grande número de usuários são pratos cheios para criminosos.

Com tanta procura, cibercriminosos criaram então uma versão falsa do aplicativo para Android do Instagram feito com o intuito de ganhar dinheiro sobre as vítimas. Um site encontrado pela Sophos de origem russa, utilizava imagens idênticas ao site oficial do serviço e realizava o download do app.

Ao instalar o aplicativo diversas solicitações são realizadas para a liberação, como acesso à rede, leitura de números, acesso ao cartão de memória e o principal da fraude que é o envio de sms. A praga acaba passando "despercebida" pois a maioria dos usuários não confere as solicitações realizadas, e o envio de sms é uma ação recorrente entre criminosos nos golpes para Android. O falso app não "emula" o aplicativo original, funcionando em segundo plano apenas enviando mensagens para monetizar.

Os produtos da Sophos detectam a praga como Andr/Boxer-F.

Cada vez mais aplicativos maliciosos estão surgindo para a plataforma móvel do Google, na semana passada um falso app imitando o jogo Angry Birds Space infectou diversos usuários. O aplicativo era distribuído em uma loja não oficial.

0 Comentário(s):

Postar um comentário

Esse é o seu espaço para tirar dúvidas, elogiar ou criticar ! Comentários "troll" serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger