Postagem em destaque

5 Dicas Para o Uso Eficiente de Energia

sábado, 21 de janeiro de 2012

Anonymous, #opMegaupload e ataques a sites brasileiros

Foto: Reprodução
Desde a baixa do site Megaupload na quinta-feira (19) pessoas ligadas ao grupo Anonymous vem atacando diversos sites na internet que se diziam a favor do SOPA. Mesmo com o projeto de lei não tendo relação com a baixa do site de compartilhamentos, diversos sites entraram nos ataques incluindo do governo brasileiro e até um cantor. Por mais que tentem se manterem como algo "organizado" os alvos são praticamente escolhidos pelos envolvidos. Seus ataques se tornam cada vez mais fracos, pois não focam em apenas um único site como a maioria deseja. Ferramentas como o LOIC são as prediletas dos envolvidos.

Em diversas páginas ou grupos no Facebook, pessoas envolvidas na causa da Anonymous procuram por alvos, desde sites comuns até os maiores. Depois da baixa de sites importantes do governo americano e apoiadores do SOPA muitos trouxeram a chamada #opMegaupload para o Brasil, atacando sites do governo na madrugada dessa quinta-feira. Pelo menos 100 sites do Distrito Federal foram retirados do ar de acordo com um documento do grupo (pastebin.com/cujqqtcn). Mesmo o Brasil não tendo envolvimento nas questões sobre o Megaupload, muitos acham que esse é o momento de voltar a atacarem contra a corrupção. O que não entendo é o porquê além desses sites do Governo que não possuem envolvimento com o que ocorre, cantor como Paula Fernandes também foi atacado, o site da cantora foi “pichado” com a mensagem: "Se o Megaupload está fora do ar, você também está". Uma afirmação que os ataques não são centralizados na causa real, que é a #opMegaupload.

Provavelmente esse tipo de ataque em outros sites está ocorrendo devido à desorganização do grupo. Na tarde desse sábado (21) muitos estavam se “organizando” para atacar o site do FBI, que já havia sido derrubado na quinta-feira, porém outros queriam atacar sites diferentes, como EMI ou Globo. Como não havia um real entendimento entre os envolvidos a operação terminou em fracasso. Muito dessa desorganização é levada pela baixa idade daqueles que querem apoiar a causa, a maioria não sabe qual a ferramenta está utilizando ou mesmo os riscos que ela pode trazer. No caso o LOIC que é o preferido pelos ativistas, esta sendo utilizado hospedado em diversos sites para o uso via browser, sem a necessidade de realizar o download. A "segurança" da ferramenta já foi discutida, e ao utilizarem diretamente em um site sem as devidas precauções, muitos deixam suas identidades expostas.

Formas de protestos como a realizada na quarta-feira pela Wikipédia e outros sites contra a SOPA são legais e chama atenção, diferente do que ficar derrubando sites a fora sem nenhum nexo. Eu acho legal protestar, mas a maioria deveria pelo menos saber o porquê está realizando esse protesto. Muitos que se envolvem não sabem qual é a causa e nem mesmo o porquê tem que derrubar tal site. Se o motivo eram os projetos de lei SOPA e PIPA, os mesmos foram arquivados no congresso americano, e mesmo que um dos motivos seja a queda do Megaupload retirar outros sites do ar não o trará novamente a ativa. Alguns já afirmam que o Megaupload não é mais o causador dos protestos, que existem outras razões.

2 Comentário(s):

Anônimo disse...

On the contrary my friend doing this show which is our intention to Megaupload and a site used by all of us will not allow anything against us and not against anonymous Internet we can even have the good cetreza that the Internet is secure

Anônimo disse...

Hoje em dia não tem mais aquela do governo fazer o que der na telha...Pq... hehehe o teto deles é de papel kkkkkkkk

Postar um comentário

Esse é o seu espaço para tirar dúvidas, elogiar ou criticar ! Comentários "troll" serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger