Postagem em destaque

5 Dicas Para o Uso Eficiente de Energia

domingo, 15 de maio de 2011

Cuidado com os Doodle comemorativos do Google

Ao ler o título deste post pode parecer que essas imagens em comemoração a algum fato importante são altamente perigosas. Por um lado são, como o Google é utilizado por muitos usuários, isso faz com que hackers se aproveitem para colocar seus "brinquedinhos" em locais onde serão acessados por muitas pessoas, o Doodle por exemplo é uma ótima opção para se fazer isso, mas não quer dizer que os Doodles sejam os culpados pelas infecções.

De acordo com a Avira, no dia 11 de maio, o Google mostrou um Doodle para prestar homenagem a Martha Graham, uma famosa dançarina da Arte Moderna, esse Doodle mostrava resultados onde podiam ter sites infectados com um Scareware.

Foto: Reprodução

Ao clicar no Doodle eram oferecido resultados de procura para Martha Graham. Algumas imagens eram exibidas como resultado da busca.

Foto: Reprodução

Ao clicar em um dos resultados que estivesse infectado, abria-se um site que hospedava um arquivo malicioso. O usuário era redirecionado para uma URL aleatória durante o carregamento do site. Para completar a infecção uma janela se abria no navegador pedindo para que o usuário clicasse na confirmação, feito isso, surgia uma janela parecida com a opção Meu Computador do Windows, onde se mostrava falsos drivers e resultados de um falso antivírus mostrando que o computador está infectado.

Foto: Reprodução/Avira

Não é de hoje que o Google sofre com infecções em suas "comemorações", em 2009 foi constatado pela Barracuda Networks, que um Doodle do Google estava distribuindo Scarewares para os usuários. A infecção ocorria quando o usuário clicava na imagem, ela redireciona para uma página de pesquisa com links e imagens relacionadas ao Doodle comemorativo, geralmente os primeiros links estavam contaminados e redirecionavam o usuário para uma página onde ocorria o download de um falso antivírus.

Táticas como essas ocorrem não apenas com o Google mas em muitos sites, os antivírus falsos estão cada vez mais parecidos com profissionais, possuindo páginas bem feitas e até mesmo um suposto "suporte técnico". É sempre bom estar atento a essas técnicas, mantendo Antivírus, Firewall e SO atualizados, também desconfiar ao entrar em um site e ser redirecionado para outro totalmente diferente. Com isso o usuário poderá se livrar de um software que diz ajudar seu computador, quando estará apenas roubando informações e o "matando" aos poucos.

Em relação aos Doodle do Google não a muito o que se fazer, ao não ser ficar atento com os resultados de pesquisa em cada caso.

0 Comentário(s):

Postar um comentário

Esse é o seu espaço para tirar dúvidas, elogiar ou criticar ! Comentários "troll" serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger