Postagem em destaque

5 Dicas Para o Uso Eficiente de Energia

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Tecnologia Verde: Troque suas lâmpadas incandescentes por LEDs


Economizar e preservar o meio ambiente, é nisso que precisamos pensar ao comprar uma lâmpada para nossas casas. Existem vários tipos de lâmpadas no mercado, incandescentes e fluorescentes, a maioria das pessoas sabem que lâmpadas fluorescentes são mais econômicas, não emitem tanto calor e também são mais caras, por isso a maioria utiliza as "jurássicas" incandescentes, que gastam mais, emitem muito calor porém são mais baratas. Esse pensamento em relação ao tipo de iluminação que se usará pode já começar a ser esquecido com o surgimento das lâmpadas de LEDs.
Foto: Reprodução
LED, um diodo emissor de luz (Light Emitting Diode), muito pequeno porém com uma boa taxa de luminosidade ao estar em conjunto com mais de um semelhante. Os LEDs estão cada vez mais contidos nas nossas vidas, eles que antes eram apenas utilizados como 'sinalizadores' em circuitos, ou mesmo em grandes matrizes onde servem como "monitor de palavras", estão em alta sendo utilizados como backlight de televisores LCD, em iluminação veicular, nos semáforos entre outros locais. Tudo isso vem com a ideia de que precisamos preservar nosso planeta, economizando no consumo de energia ou até mesmo utilizando fontes renováveis. Os LEDs são grandes amigos para essas horas.

Um LED possui uma potência relativamente menor do que uma lampada comum portanto gasta menos e emite uma luminosidade boa, por exemplo se tivermos uma lâmpada de LED com potencia equivalente a 20 Watts é possível se ter aproximadamente 1300 lúmens, quando que uma lâmpada de 70 Watts incandescente produz aproximadamente a mesma quantidade de luminosidade, mas gasta até 70% a mais que a lampada de LED. Outras vantagens do LED é que sua emissão de calor é praticamente inexistente, seu consumo é baixíssimo, sem falar que LEDs duram até 25 vezes m.ais do que uma lâmpada comum. Muitas empresas estão investindo no ramo de iluminação LED, uma delas é a Philips, como exemplo de lampadas podemos citar a Endura LED A21.
Foto: Reprodução/Philips
Um pequeno porém que ainda existe com esse tipo de lampada é seu preço elevado e também poucos exemplares no mercado, principalmente no Brasil. Uma lampada de 6W por exemplo, pode custar mais de R$ 90,00 mas é bom lembrar de todos as qualidades de tal lampada, e pensar que seu custo x beneficio são bem compensatórios. Uma ótima ideia para se implementar em casa é substituir todas as lampadas por LED e utilizar como fonte, celulas fotovoltaicas, assim utilizará apenas energia limpa e não terá tanto prejuízo ai final do mês.
Enquanto não temos tantas dessas em nosso mercado, todos poderiam pelo menos trocar suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes, gastar um pouco mais porém ajudar nosso planeta. "A diferença está nos pequenos gestos".

Licença Creative Commons
A obra Tecnologia Verde: Troque suas lâmpadas incandescentes por LEDs de Felipe Figueiró foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://powergeek.blogspot.com/p/contato.html.

0 Comentário(s):

Postar um comentário

Esse é o seu espaço para tirar dúvidas, elogiar ou criticar ! Comentários "troll" serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger