Postagem em destaque

5 Dicas Para o Uso Eficiente de Energia

sábado, 29 de outubro de 2011

Desenvolvido robô de alta precisão para cirurgias oculares

Não é de hoje que a robótica vem nos ajudando em diversas áreas, mas é de se ficar impressionado como na área médica, a robótica vem crescendo. Utilizar mecanismos controlados que auxiliam na cirurgia ajudam a diminuir erros, e isso alegra médicos e pacientes. Essa semana um pesquisador da Eindhoven University of Technology apresentou um novo robô cirurgião que auxiliará médicos em cirurgias oculares.

Foto: Reprodução
Thijs Meenink, é o pesquisador por trás dessa nova invenção robotizada. Estudante de Pós Doutorado, Meenink criou um sistema que basicamente possui o mesmo funcionamento do robô cirurgião Da Vinci, porém o sistema criado por ele utiliza "dois conjuntos de módulos de controle", sendo um o mestre e outro o escravo ao invés de utilizar apenas um módulo como o Da Vinci. A unidade escrava do robô ajuda a filtrar os tremores da mão do cirurgião, sendo assim evita danos aos olhos do paciente. Os movimentos que são realizados pelo cirurgião são "reduzidos" pelo robô, assim se o médico mover-se alguns centímetros, o robô moverá apenas alguns milímetros.

Para realizar a cirurgia, o robô realiza todos os movimentos feitos pelo médico, e em seus braços, encontra-se uma minuscula agulha, de apenas 0,5 milímetros de diâmetro.  Os braços também podem trocar de equipamentos de uma maneira fácil e rápida, economizando tempo e ajudando no andamento da cirurgia.


Foto: Reprodução
O médico enquanto controla o robô, recebe feedbacks, onde o robô mede qual a força que está sendo aplicada e transmitida ao controle, assim o cirurgião poderá ver o quanto de força está aplicando e se estiver acima do esperado, controlar da forma correta. Isso ajuda muito, pois contribui com a precisão do procedimento cirúrgico.

Esse novo sistema desenvolvido pelo pesquisador, já se encontra pronto para o uso, e Meenink pretende otimizá-lo em um futuro próximo.

0 Comentário(s):

Postar um comentário

Esse é o seu espaço para tirar dúvidas, elogiar ou criticar ! Comentários "troll" serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger