Postagem em destaque

5 Dicas Para o Uso Eficiente de Energia

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Brasileiros irão economizar com o horario de verão

No ultimo domingo (16) começou o horário de verão, essa mudança no horário ajuda muitas pessoas a economizar na conta, além de "desafogar" as distribuidoras de energia, que funcionam mais nessa época do ano.
Foto: Reprodução
Você sabia que desde o começo do horário de verão de 2011 até o seu fim que é no dia 26 de fevereiro de 2012, estima-se que o país irá economizar mais de R$ 80 milhões de reais? Estimativa essa feita pela ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). Considerando-se todos os estados que são atingidos pela medida, se espera ter uma diminuição na demanda de aproximadamente 5% ou o equivalente a 3 Gigawatts (GW). No Rio Grande do Sul, a CEEE mantém a mesma previsão dos anos anteriores de um consumo total 0,5% menor.
Foto: Reprodução
Para se aproveitar da forma correta o horário de verão é necessário que clientes de energia utilizem a luz de forma consciente. Toda essa economia ocorre devido o acendimento mais tardio de lâmpadas em casas, da iluminação pública acender tardiamente e por que muitas pessoas ficam mais tempo nas ruas, deixando aparelhos eletroeletrônicos desligados por um maior período durante o dia. Todas essas ações acumuladas refletem no consumo.

Caso você queira economizar nesse verão, segue aqui algumas dicas, dadas por Odilon Francisco Pavón Duarte, professor e coordenador do Grupo de Eficiência Energética da PUCRS :

1 – Abra persianas e cortinas para aproveitar mais a iluminação natural.
2 – Refresque a casa à noite abrindo as janelas antes de usar o ar condicionado.
3 – O chuveiro elétrico é um vilão da conta de luz. Mude a posição para verão que reduz quase pela metade o consumo de energia.
4 – Saia para a rua, faça exercícios, fique menos em casa.

Mais uma dica, se for comprar um novo ar condicionado, geladeira ou mesmo um ventilador, nesse verão, prefira produtos que levam o selo da PROCEL, mesmo pagando um pouco mais caro, você terá uma boa ajuda no consumo elétrico. Somente a troca por um aparelho mais eficiente faz com que o consumidor passe a economizar 45% na conta de luz.
Produtos que gastam menos, recebem "conceito" tipo A no selo PROCEL.

3 Comentário(s):

ThunderEdy disse...

A matéria é boa e diz tudo. Agora a economia que esperamos na conta, não vem. Economia só para os vilões do governo. Infelizmente nenhuma dessas dicas eu poderia usar e assim vou gastar o mesmo dos outros meses.

Acesse THUNDEREDY e veja as gostosas do Orkut e Facebook em fotos totalmente liberadas.

Anônimo disse...

O horário de verão é a coisa mais absurda que inventaram. Sacrificar milhares de pessoas por uma economia besta. Se quiserem, eu pago estes 80 milhões...

San disse...

Concordo que com o aumento do 'dia' o cidadão comum consiga economizar um valor substancial na sua conta de energia elétrica mensal e até mesmo uma melhor qualidade de vida, por meio de exercícios praticados nesse tempo 'extra', entretanto tenho minhas ressalvas quanto à essa mudança, pois todo o argumento, principalmente nesses últimos anos com o aumento da 'cultura verde', baseia-se na idéia de que isso é favorável ao meio-ambiente e à sua preservação por conta dessa economia, mas o quê ninguém diz é que os grandes consumidores de energia elétrica aqui no Brasil e no restante do mundo não são as pessoas físicas, os cidadãos comuns, e sim a indústria em geral, esta responsável por quase 95% de todo o consumo, e como podemos imaginar nenhuma delas diminuirá sua produção por uma simples preocupação com o futuro.

Postar um comentário

Esse é o seu espaço para tirar dúvidas, elogiar ou criticar ! Comentários "troll" serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger