Postagem em destaque

5 Dicas Para o Uso Eficiente de Energia

domingo, 7 de agosto de 2011

Saiba Se Seu Navegador Está Realmente "Seguro"

Esse post é em especial para você que gosta de comprar na internet, ou mesmo que queira ter seu pc mais seguro. Já postei anteriormente como atualizar seus softwares com alguns programas, porém muitos não tem a paciência de atualizar todos, então quem sabe atualizar um dos softwares mais utilizados (para muitos) que é o navegador. Através de um "analisador online" é possível saber se seu browser e seus plugins estão atualizados.

Foto: Reprodução/Péssima resolução

O serviço Qualys BrowserCheck é uma ótima ajuda para usuários, ele verifica qual a versão de seu browser e procura por vulnerabilidades conhecidas que podem conter em seu navegador e plug ins. É normal se encontrar softwares desatualizados por ai, porém utilizar um computador desatualizado é um atrativo para criminosos, deixando você cada vez mais vulnerável.

Navegadores suportados pelo verificador: Opera, Firefox, Chrome, Internet Explorer, Safari, Camino(Mac), RockMelt e outros.

Analisando o Navegador

Ao acessar o site pela primeira vez, seu browser será detectado de forma automática, como mostra a figura:

Foto: Reprodução

Existem duas formas de verificar seu navegador, instalando o plug in do site ou apenas verificando online, escolhendo a primeira opção(Install Plugin), o site dirá exatamente o local onde se encontra o arquivo verificado, caso escolha a segunda opção(Launch a quick scan now), você não saberá onde se encontra os arquivos e pode ser que ele não encontre alguns plugins instalados no navegador, você pode verificar mais detalhes aqui.

Independente da opção escolhida, aparecerá uma caixa pedindo que você confirme a execução do serviço, aceitando os termos de uso, leia, caso não esteja de acordo não aceite, mas também não irá verificar o browser.

Feito esses primeiros passos a telá ira mudar, agora é só clicar em Scan Now e aguardar o fim da analise:

Foto: Reprodução

Após analisado o navegador, o site irá relatar se foi encontrada alguma vulnerabilidade, tanto em relação ao navegador ou seus plugins, no exemplo utilizei o Internet Explorer 8, que é um dos reis em vulnerabilidades, e como podem ver os plugins também estavam desatualizados:

Foto: Reprodução

Alguns "níveis" aparecem ao lado de cada aplicativo, isso indica o que ocorre com ele, também existe o botão Fix It, onde o site redireciona o usuário para o site da atualização.

O que significa cada um dos "níveis"

Up to date (Verde) - Significa que o aplicativo está atualizado

Update Available (Laranja) - Significa que existe uma nova versão do aplicativo

Potential Threat (Laranja) - Significa que não foi possível verificar a versão do aplicativo pelo browser, é recomendável buscar no site do desenvolvedor a ultima atualização

Obsolete (Vermelho) - Significa que seu aplicativo não é mais suportado pelo seu desenvolvedor

Insecure Version (Vermelho) - Significa que a versão não é segura e deve ser atualizada imediatamente

Mesmo ajudando na hora de atualizar seu browser o BrowserCheck ainda é fraco, pois não suporta todas as extenções importantes que existem em um navegador, e a casos que não indica a atualização de alguns aplicativos, mas isso pode melhorar. A dica é mesmo atualizando seus softwares, é sempre bom que você tenha cautela no que faz na internet, assim pode-se dizer que terá uma navegação "segura" (nada é 100% seguro).

Aviso: Quem tiver a ultima versão do Java instalada, pode ser que o sistema indique como vulnerável, isso por que são encontradas frequentemente vulnerabilidades, mesmo estando atualizada. Portanto se você não utiliza aplicações em Java o recomendável é desativar de seu navegador ou prestar atenção em solicitações para tal.

Licença Creative Commons
A obra Saiba Se Seu Navegador Está Realmente "Seguro" de Felipe Figueiró foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://powergeek.blogspot.com/p/contato.html.

0 Comentário(s):

Postar um comentário

Esse é o seu espaço para tirar dúvidas, elogiar ou criticar ! Comentários "troll" serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger