Postagem em destaque

5 Dicas Para o Uso Eficiente de Energia

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Mantenha seus softwares atualizados !

Com a ajuda de outros softwares :)

No mundo da informática, tudo evolui muito rapidamente sendo necessário sempre se estar à frente daquilo que se diz NOVO.

A importância de se manter o computador atualizado não se refere apenas a se ter novos recursos, mas também a segurança, esse ultimo é o fator mais importante em relação às atualizações. Mas não adianta você possuir um sistema operacional, um antivírus, um firewall e um anti-spyware atualizados, e manter seus outros softwares utilizados freqüentemente desatualizados. Esse hábito é muito comum entre usuários (mesmo que ultimamente a maioria dos programas já possui um "auto - atualizador"), e deveria ser extinto.

Podemos ver nos últimos meses quantas noticias foram criadas em relação a falhas e mais falhas encontradas em muitos programas (dois grandes exemplos, Adobe Reader e Java), por isso a atualização é o melhor remédio para um computador, tendo instalado a ultima versão de um software as chances de se ter problemas no computador são bem menores, mas sempre é bom lembrar que NENHUM sistema é invulnerável .



Depois de toda essa explicação trago dois bons programas para ajudar manter a maioria de seus softwares atualizados, o primeiro é o FileHippo Update Checker, esse pequeno programa (247kb) verifica os softwares instalados no computador e, em seguida, envia dados coletados para o site FileHippo.com


dessa forma ele verifica a existência dos programas encontrados, e no site verifica se possuem novas versões para serem baixadas. Se um programa estiver desatualizado, o FileHippo oferece o link da nova versão, além de oferecer a opção de baixar programas Beta.

O programa é Gratuito, e funciona em qualquer computador que utilize o Windows 7, Vista, XP, 2003, 2000, ME ou 98. A única exigência para se rodar o programa é que se tenha instalado o Microsoft. NET Framework 2.0.

O segundo programa é o Secunia Personal Software Inspector, um pouco diferente do FileHippo Update Checker - digamos mais completo - que só mostra os programas a serem atualizados, esse software visa garantir a segurança do sistema detectando possíveis vulnerabilidades em outros softwares instalados em seu pc, além de detectar e classificar os programas encontrados no computador, ele garante também uma análise em tempo real do sistema, alertando para novas atualizações disponíveis.

A interface do programa da Secunia é bem formulada e permite que o usuário fique ao par das estatísticas gerais do sistema em uma só janela. Um porém apenas, ele só existe na versão em Inglês, então para se estar ao par das estatísticas é recomendável o usuário ter um conhecimento intermediário em inglês.

O escaneamento completo do sistema é efetuado na primeira execução do programa, logo após a instalação. Assim que ele terminar, um resumo do estado em que se encontram os softwares detectados será apresentado, classificando-os em três tipos: Insecure, End-of-Life e Up-To-Date.




Se você quiser fazer posteriormente, um novo escaneamento completo, é só clicar em Start Scan.
O programa é Gratuito, e funciona em qualquer computador que utilize o Windows 7, Vista, XP, 2003, 2000, ME ou 98, e possui apenas 1,66 MB.

Este tutorial foi postado originalmente por mim no Fórum Linha Defensiva, todos os direitos reservados.

Licença Creative Commons
A obra Mantenha seus softwares atualizados ! de Felipe Figueiró foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://powergeek.blogspot.com/p/contato.html.

2 Comentário(s):

Pedro Dallas disse...

Eu já utilizei o software da Secunia é é muito bom, não sabia desse da File Hippo, mas ele pelo visto é mais fraco mesmo, vou continuar usando o Secunia.

Anônimo disse...

cara baixei o S=secunia e ele encontrou 5 programas desatualizados aqui e 2 obsoletos, muito bom essas indicações de programas ajudam agente a manter o computador em forma

Postar um comentário

Esse é o seu espaço para tirar dúvidas, elogiar ou criticar ! Comentários "troll" serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger