Postagem em destaque

5 Dicas Para o Uso Eficiente de Energia

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Eletropaulo tem medidores Smart Grid homologados pelo INMETRO

Uma das maiores distribuidoras do país, AES Eletropaulo acaba de se tornar a primeira concessionária a obter medidores homologados pelo INMETRO para o uso em Smart Grid (redes inteligentes). Os equipamentos são fabricados no Brasil pela empresa WEG, com um investimento de mais de R$ 5 milhões de reais.

Modelo de Smart Grid | AES Eletropaulo

A distribuidora vem sendo pioneira na pesquisa e desenvolvimento para uso de equipamentos em redes inteligentes. O projeto, iniciado em 2013 na cidade de Barueri (SP) em parceria com a WEG, pode testar os equipamentos que trabalham com tecnologia híbrida de comunicação (Dual-phy)  através de Radio Freqüência (RF MESH 6LowPAN) e PLC (Power Line Carrier), onde na ultima os dados são enviados diretamente pela rede elétrica dando informações em tempo real para a distribuidora.

Além da facilidade de comunicação, aquisição de dados tanto pela distribuidora como para o consumidor (online) e redução de custos com perdas não técnicas (gato de energia), a implementação de redes inteligentes no Brasil já poderá atender a duas resoluções publicadas pela ANEEL que afetam diretamente o consumidor residencial/comercial, a Geração Distribuída (RN 482) onde possibilitara a instalação de geradores eólicos ou solares nas residencias e injeção de energia na rede e a portabilidade de tarifação para uso da Tarifa Branca onde o consumidor terá postos tarifários distribuidos de forma semelhante a Alta Tensão, com valores de tarifas diferenciados.

Segunda a diretora da AES Eletropaulo, Maria Teresa Vellano, esta é uma grande conquista para a empresa tornando realidade um novo modelo de distribuição de energia. A primeira etapa do projeto para clientes começa ao final do ano, onde serão instalados mais de cinco mil medidores na residencias de clientes de Barueri, a previsão é que até 2018 sejam atendidos 60 mil clientes.

A AES possui um hotsite especial sobre o projeto, que pode ser acessado no link abaixo:
www.smartgridaeseletropaulo.com.br/Paginas/Home.aspx

0 Comentário(s):

Postar um comentário

Esse é o seu espaço para tirar dúvidas, elogiar ou criticar ! Comentários "troll" serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger