Postagem em destaque

5 Dicas Para o Uso Eficiente de Energia

sábado, 24 de setembro de 2011

Como Montar Seu Projeto Eletrônico Em Uma PCB

Há muito escuto pessoas falando que montar uma placa de circuito impresso (PCB) é muito difícil. Bem eu discordo desse pensamento, afinal já tem um pequeno tempo que faço minhas placas em PCB e tive poucos problemas, como deixar uma trilha muito próxima da outra. Nesse artigo ensinarei como montar uma placa de circuito impresso de forma simples, e tendo resultados “parecidos” com placas profissionais.
Foto: Reprodução
A primeira coisa que se deve ser feita para montar seu projeto em uma placa virgem é ter o esquema feito em um software CAD para eletrônica. No caso de meus projetos utilizo o Eagle, mas pode ser também utilizado o Proteus ou o OrCAD, entre outros.
"Se não souber utilizar esse tipo de software, poderá desenhar 'na mão' com uma caneta para cd's direto na placa."
Foto: Felipe Figueiró/Eagle
Feito o ajuste de como ficará seus componentes dispostos na placa e roteada as trilhas, basta então imprimir seu layout para uma folha. Mas qual folha utilizar?

Foto: Felipe Figueiró/Eagle


A folha que será utilizada precisa ser a mais “brilhante” possível, utilize papeis de fotos Glossy (não recomendo HP). Dependendo do papel que você utilizar poderá ou deixar seu trabalho perfeito como também arruinado, por isso veja bem o papel a ser comprado. Não utilize papel sulfite, não tem bons resultados.
Foto: Reprodução/Papel de Foto


Para passar seu projeto para o papel será preciso imprimir em uma impressora do tipo laser, isso por que esse tipo de impressora possui uma impressão bem mais forte do que a jato de tinta. Caso utilize jato de tinta é preciso realizar mais de uma impressão no mesmo papel para dar o mesmo efeito que o laser.

Foto: Felipe Figueiró/Papel Foto Impresso


A face do papel que é a mais brilhosa deve ser a impressa, pois ao ser aquecido, fará a transferência das trilhas para placa, o papel impresso será preso a placa virgem que deve estar limpa, sem gordura e lisa, utilize um pedaço de Bombril e lave-a com álcool.

Falando em aquecer a placa, esse é outra etapa de sua montagem, afinal é preciso passar de alguma maneira o layout para a placa de cobre. Caso você possuía em sua casa uma prensa aquecida, é a maneira mais fácil de realizar transferência, pois a mesma possui controle de temperatura e coloca uma pressão uniforme sobre a placa, realizando uma transferência perfeita, agora se não possuir é possível utilizar a técnica do ferro de passar roupa. Escolha um local firme para realizar a transferência, ligue o ferro a uma temperatura média espere aquecer. Feito isso coloque a placa em cima da superfície encontrada e pressione o ferro quente sobre a placa, deixe ali por uns 40 segundos, mantendo pressionado. Feito isso, pressione agora várias áreas da placa, para se ter uma transferência de todo o papel. Lembrando, apenas pressione a placa, não fique esfregando para frente e para trás, isso irá borrar sua placa. Depois de quatro longos minutos realizando o processo, espere esfriar e retire o papel da placa, para melhorar a tarefa mergulhe em água e deixe o lá em repouso até o papel se desprender.

Está quase terminando, depois de realizado esse passo agora vem o grande final, é hora de utilizar o percloreto para realizar a corrosão do cobre. Esse processo irá corroer todo o cobre que não está coberto com a tinta que você transferiu a ela. Ao utilizar o percoloreto não toque com as mãos e não deixa pingar na roupa ou móveis. Prenda sua placa com algum fio e mergulhe a na solução de percloreto. Fique pelo menos uns dez minutos realizando movimentos com a placa, isso ajuda a realizar o processo mais rapidamente.

Foto: profileexotic/Flickr


Feito todos esses passos, sua placa está pronta, basta verificar se nenhuma trilha está tocando em outra e soldar os componentes.


Foto: Felipe Figueiró/Projeto Pronto

Simples e fácil!


2 Comentário(s):

Rei da Eletrônica disse...

Você sabe me informar qual é a gramatura do papel glossy?

Unknown disse...

Se você está interessado em design de circuitos eletrônicos, https://easyeda.com/ é a melhor ferramenta de projeto PCB on-line que eu gostaria de compartilhar com você. Eu usá-lo e, em seguida, amando a usá-lo. É grátis e me traz muitas fontes relacionadas.

Postar um comentário

Esse é o seu espaço para tirar dúvidas, elogiar ou criticar ! Comentários "troll" serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger