Postagem em destaque

5 Dicas Para o Uso Eficiente de Energia

sábado, 10 de setembro de 2011

Blindado Lançador de Ponte: O Real e o Lego

Estava eu jogando nessa sexta-feira a noite Call of Duty Modern Warfare 2, quando em uma das cinematics do jogo vejo um veículo com o nome de "Wolverine" (não, não é o Logan). Ao ver o que fazia achei interessante dar uma pesquisada, afinal é uma tecnologia muito utilizada no exército e já é bem velha. Falarei neste post sobre os veículos lançadores de ponte (eles não lançam, mas "colocam" a ponte em certo local). E no final ainda tem um bônus de uma réplica feita de lego.

Foto: LCPL KEVIN C. QUIHUIS JR, USMC/Flickr

Os veículos lançadores de ponte, fazem parte da "frota" de blindados de um exercito. São veículos robustos que carregam junto de si uma ponte, onde a mesma servira de trajeto para outros veículos, podendo passar por muitos obstáculos. Muitas vezes os tanques chegam em locais onde não se pode continuar sua trajetória, devido a um rio profundo, ou mesmo uma ponte onde não aguente o peso do blindado (geralmente 60 toneladas), então se usa o lançador para se criar um novo trajeto.

Foto: SGT PAUL L. ANSTINE II, USMC/Flickr

O funcionamento do veículo é praticamente fácil, afinal ele apenas carrega "lâminas" de determinado tamanho (que formarão a ponte) geralmente cada uma possui 11 metros. Ao encontrar um obstáculo as laminas que ficam acima do veiculo começam a se desdobrar e em apenas alguns minutos se tem uma ponte a sua frente. Após colocada no local esperado, o lançador dá o lado para outros veículos utilizarem a ponte, após todos tiverem passado chega sua vez de ir ao outro lado, onde agora ele recolhe suas lâminas.

Esse tipo de veículo já tem um bom tempo de uso, afinal os primeiros foram utilizados na Primeira Guerra Mundial. Os primeiros modelos eram tanques convencionais que utilizavam fascines, onde essas facilitavam suas locomoções sobre trincheiras.

O Brasil possui quatro modelos do lançador Leopard Biber, adquiridos da Alemanha em 2006, eles são capazes de superar 20 metros com sua ponte. No entanto o país ainda carece de um bom veículo lançador.

Bônus Lego

Como eu estava pesquisando sobre esses gigantes, encontrei um pequeno modelo baseado nos lançadores de ponte, porém esse muito especial, feito com Legos. Ele é uma cópia quase que exata do original, possuí desde esteiras em suas rodas, como um tanque de verdade, e carrega consigo uma ponte que se desdobra. A miniatura batizada de Stilzkin EXT3 Bridge Launcher, é apenas uma das invenções do holandês Peer “Mahjqa” Kreuger.

Foto: Reprodução


1 Comentário(s):

Anônimo disse...

a música dos thunderbirds foi a maior sacada!!!

Postar um comentário

Esse é o seu espaço para tirar dúvidas, elogiar ou criticar ! Comentários "troll" serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger