Postagem em destaque

5 Dicas Para o Uso Eficiente de Energia

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Relaxe Com o Ruído Branco, Rosa ou Marrom!

O título desse post pode parecer um pouco estranho, mas o conteúdo é bem interessante, neste final de semana ao procurar algumas músicas que me deixassem mais tranquilo na hora de resolver o código de um programa me deparei com alguns sites relatando sobre ruídos brancos, ou inglês White Noise entre outros. Mas afinal o que são esses ruídos?

Foto: Reprodução/Ultradownloads

Para entender melhor acho que uma relembrada básica da época de escola sobre o que é o som é fundamental. Sabemos que o som é uma onda mecânica que se propaga em meios (água, ar, terra...) e é representado basicamente por uma senoide (tipo de onda), onde nessa encontramos sua frequência, que é medida em Hertz(Hz). O ouvido humano consegue diferenciar cada tipo de som, de acordo com a frequência do mesmo, já que cada ruído possui uma diferente, e é isso que nos interessa ao falarmos desses ruídos.

Os tipos de ruídos como o Branco, Marrom ou o Rosa, são basicamente ruídos formados pela combinação de sons com frequências diferentes. Cada tipo de ruído pode ter uma potencia diferente, e isso altera e diferencia cada um ao ouvirmos. Mas bem, o por que resolvi falar de ruídos no blog, basicamente por eles serem usados para mascararem outros tipos de som que podem ocorrer no ambiente, isso acaba ajudando a dar uma tranquilidade para quem escuta tais sons.

Ao se ouvir cada tipo de ruído é comum se lembrar de algo que já foi escutado anteriormente, por exemplo um ruído branco pode ser o barulho de uma televisão fora do ar, claro que não tão irritante, e é muito utilizado por dentistas e até mesmo alguns médicos em seus consultórios, isso por que ele traz uma sensação de tranquilidade se ouvido em tom baixo, sua densidade espectral é proporcional a 1/f^0, onde f é sua frequência. O ruído rosa pode ser um som da chuva, ele possui características em seu som que são intermediárias ao ruído branco e ao ruído marrom, esse tipo de ruído é muito utilizado por engenheiros para calibrar sistemas de áudio, e tem sua densidade espectral proporcional a 1/f(espera ai, isso não é o período T?). Já um ruído marrom, pode se dizer que o som das ondas no mar, esse tipo de ruído é produzido devido o movimento Browniano, ele possui uma energia maior que o ruído rosa em frequências baixas e sua densidade espectral é proporcional a 1/f^2.

O motivo não é deixar alguém que esteja lendo conhecedor por completo sobre o que são esses ruídos ou como funcionam, mas sim mostrar que existem sons com certa frequência que podem nos tranquilizar, e sim eles tem nomes. Muitas pessoas tem sérios problemas de concentração, e não conseguem estudar sem se distrair, uma dica que eu dou é que escutem um tipo de música que seja de seu agrado, isso acaba trazendo muita tranquilidade para a hora de estudos, e nada melhor do que utilizar algum tipo desses ruídos, tanto Branco, Rosa ou Marrom. Ao meu gosto, um ruído Marrom é o mais tranquilizante que existe.

Deixo aqui alguns sites para se ouvir esse tipo de som, e também pesquisar mais sobre o assunto:


Licença Creative Commons
A obra Relaxe Com o Ruído Branco, Rosa ou Marrom! de Felipe Figueiró foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://powergeek.blogspot.com/p/contato.html.

3 Comentário(s):

Anônimo disse...

Ótimo post! Achava que essa coisa de se acalmar com sons fosse algo... digamos, psicológico.

Bons sons pra deixar no smartphone plugado no dock na hora de dormir hehehe.

Leonardo disse...

Muito legal.... nunca prestei muita atenção nisso, mais faz sentido.

Felipe Figueiró disse...

A música ou um som em sim, ajuda bastante, eu não consigo estudar sem ouvir nada agradável aos meus ouvidos :)

Postar um comentário

Esse é o seu espaço para tirar dúvidas, elogiar ou criticar ! Comentários "troll" serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger