Postagem em destaque

5 Dicas Para o Uso Eficiente de Energia

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Pela Primeira Vez "Embarcação Solar" Atravessa o Mar da China

Algo grande movido com energia solar, pois é, esse é o TÛRANOR também chamado de PlanetSolar, um navio que é movido através da energia solar captada por várias placas fotovoltaicas instaladas em seu "casco", a embarcação é considerada a maior do mundo movida com fontes de energias alternativas e começou em setembro de 2010 sua viagem pelo mundo atravessando na ultima segunda-feira o mar da China.

Foto: Reprodução/PlanetSolar

Pela primeira vez, um navio movido com energia renovável teve "forças" e atravessou o mar da China na ultima segunda-feira(15), o navio PlanetSolar, é considerado o maior do mundo em sua "categoria". Mesmo tendo problemas climáticos durante o percurso de 1000km, entre a Filipinas e Hong Kong, a embarcação se saiu bem. Em sua "estadia" por Hong Kong, o navio participará de vários eventos. O catamarã (por possuir dois cascos recebe essa nomenclatura), possui 30m de comprimento e 15m de largura em condições estáticas, agora em alto mar seu tamanho aumenta devido a abertura de "flaps" onde se encontram mais células solares, ficando com 35 metros de comprimento e 23 metros de largura. A área ocupada pelas placas fotovoltaicas é cerca de 500m², que serão o "combustível" do grande brinquedo.

Sua força é realmente incrível, através da incidência solar, as placas solares conseguem gerar mais de 100 kW de energia, o bastante para mover o navio, já que motores elétricos gastam praticamente 20 kW, o equivalente a 34 cv. Mas toda essa energia não é utilizada de uma vez para impulsionar o TÛRANOR, uma parte dessa energia é armazenada em baterias, para assim quando estiver navegando em condições sem raios solares, ainda possa navegar tranquilo.

O projeto: Volta ao mundo

O projeto é fazer com que o TÛRANOR, seja o primeiro navio "solar" que atravessara o mundo, mostrando assim o poder e a confiança de se utilizar a energia solar. A viagem começou em setembro do ano passado, e o percurso escolhido foi bem pensado, ao longo da linha do Equador, devido a incidência de raios solares ser maior nessa área, e não trazer tantos problemas com "carregamentos". O término da viagem é esperado para maio de 2012.


3 Comentário(s):

Anônimo disse...

se a viagem for longa e enoitecer fudeo tudo

Felipe Figueiró disse...

Nem tanto, o navio possui baterias que armazenam parte da energia coletada pelas placas, assim pode navegar a noite ou mesmo com dias nublados. E a viagem deles será longa, pois o projeto pretende atravessar o mundo :)

Anônimo disse...

Achei simplesmente incrível !

Postar um comentário

Esse é o seu espaço para tirar dúvidas, elogiar ou criticar ! Comentários "troll" serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger