Postagem em destaque

5 Dicas Para o Uso Eficiente de Energia

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Aumente sua segurança na internet

  
O primeiro post do ano de 2011, ano novo, vida nova, e sempre se inovando na tecnologia, mas não adianta "surfar" pela rede sem proteção, por isso neste post irei dar uma ótima dica para aumentar sua segurança na World Wide Web.

A segurança é um tema importante quando se fala em internet e computadores. Existem diversos mecanismos de seguranças que ajudam os usuários na prevenção de ataques de vírus e Crackers. Os famosos antivírus, anti-spywares são a forma de prevenção mais utilizada pelos usuários, mas há também o Sandbox (caixa de areia), pouco conhecido, mas muito eficaz.

Sempre que algum programa é instalado e executado no computador, ficam gravados logs (caminhos e ações tomadas pelo programa durante sua execução). Esses logs podem ser perigosos, pois alguns vírus procuram por eles para encontrar falhas na execução dos programas e utilizar-se delas para invadir e danificar o computador.

O Sandbox é a espécie de um quartel general para o computador, ele cria um ambiente virtual onde você trabalha com qualquer tipo de programa sem deixar rastro algum. Isso é possível porque o Sandbox apaga qualquer vestígio quando o computador é reiniciado.


Pode-se, por exemplo, baixar programas que tornam o computador lento ou podendo infectar a máquina e executá-los neste ambiente virtual sem problemas algum. Caso algo inesperado aconteça, é só reiniciar o computador que todas as informações geradas pelos programas serão apagadas e tudo volta ao seu funcionamento normal (Isso se exclui quando for um file infector)

Os métodos de segurança originais estão ficando obsoletos, e cada vez mais é preciso se achar formas de se navegar seguramente na rede, o Sandbox é uma grande ajuda no quesito de segurança na internet, mas além dele não podemos esquecer os métodos mais simples de segurança, tais como sempre manter o computador atualizado, não entrar em sites duvidosos, entre outros.

"Nem Sandbox's nem Máquinas Virtuais são 100% confiáveis, portanto tenha consciência naquilo que você clica, testa e executa em seu computador."

"Quem quiser ter um Sandbox em seu PC, eu recomendo o programa Sandboxie "

O programa é muito simples e de fácil uso, a tela do Sandboxie é essa:



Através dele é possível rodar pela internet utilizando o seu browser preferido e tendo a sensação de "estar mais protegido".
Para ativar seu browser no Sandboxie, abra o programa e clica na aba Sandbox, após isso você irá escolher em qual caixa irá rodar o programa, por padrão já existe uma caixa pronta, que é a Default Box, abrirá um novo menu, nesse você escolhera o que fazer na caixa, no caso selecione Run Sandboxed, e pronto no ultimo menu estará a opção para o seu browser ou qualquer outro programa que queira rodar na caixa, simples não?
Esse artigo foi postado por mim, originalmente no Fórum Linha Defensiva, todos os direitos reservados.

Licença Creative Commons
A obra Aumente sua segurança na internet de Felipe Figueiró foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://powergeek.blogspot.com/p/contato.html.

0 Comentário(s):

Postar um comentário

Esse é o seu espaço para tirar dúvidas, elogiar ou criticar ! Comentários "troll" serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger