Postagem em destaque

5 Dicas Para o Uso Eficiente de Energia

domingo, 28 de novembro de 2010

Ubuntu Linux Parte 1

Vou começar aqui uma série de posts sobre este sistema operacional, que atualmente é um dos que mais cresce no mercado, procurando trazer informações e dicas.

Em primeiro lugar, entre tantas distribuições, porque o Ubuntu?

Apenas por mero gosto pessoal deste que vos escreve. Comecei a "mexer" em Linux a cerca de dez anos, e de lá para cá aprendi muito, mas apenas com o Ubuntu eu passei a ter o Linux como minha primeira opção, atualmente também utilizo outro sistema desenvolvido pela Google, baseado no Ubuntu, o que me faz parecer que este seja a Distribuição Linux preferida deles também, mas isto já é tema para outro post.

Vamos começar por alguns fatos e alguns mitos sobre Linux:


-Eu comprei um computador com Linux, e nada funcionava, achei horrível.

Eu também acho horrível, infelizmente algumas empresas simplesmente resolvem se meter a desenvolver suas próprias distribuições Linux, modificando outras distribuições, e não se preocupam em funcionalidade. Mas porque elas fazem isto? É simples, aqui no Brasil a legislação exige, a fim de evitar a pirataria, que todo computador deve ser vendido com sistema operacional. Então algumas empresas desenvolvem o produto com estes sistemas, pensando que se o cliente não ficar satisfeito, ou ele compra outro sistema operacional, ou vai para a pirataria mesmo, melhor para eles até, pois muitas vezes o cliente acaba perdendo a garantia, outras mais caras de pau mesmo, ainda vendem o computador com FreeDos, uma versão gratuita do Ms Dos, fala sério, quem hoje em dia compraria um computador para usar o Dos?

-Os arquivos criados no Linux não abrem em outros sistemas.

Bom, isto acontece com arquivos que são salvos em formatos não aceitos por determinados programas. Vamos pegar como exemplo um arquivo de texto, por padrão o Ubuntu vem com o OpenOffice instalado, e o OpenOffice, por sua vez trabalha por padrão com arquivos .odt para arquivos de texto, mas ele possui recursos que permitem que o arquivo seja salvo em .doc para poder ser aberto e editado no Microsoft Word, ou ainda no formato .pdf para visualização em praticamente qualquer dispositivo que aceite o formato, sem o risco de perder a formatação, então é apenas uma questão de cuidado com os formatos na hora de criar os seus arquivos.
*O OpenOffice ainda permite que você o configure para que todos os documentos sejam salvos em determinado formato, basta ir em Ferramentas>Opções>Carregar/Salvar>Geral e escolher o formato para cada tipo de arquivo.

-O Linux é muito mais seguro pois não existe vírus para Linux.

Isto é, em parte, uma mentira. Um vírus é apenas um programa desenvolvido com o intuito de prejudicar o seu computador. Acontece que a grande maioria (grande maioria mesmo, provavelmente mais até do que eu e você imaginamos) dos vírus, são desenvolvidos para funcionar em sistemas Windows, e por esse motivo, não funcionam ou quando funcionam não chegam a prejudicar quem utiliza outras plataformas, por este motivo a frase não esta totalmente incorreta, o Linux é, em sua grande maioria, muito mais seguro. A quantidade de pessoas que se dedicam a procurar falhas no sistema e a corrigi-las, é muito maior do que uma única empresa consegue manter, são centenas de empresas e grupos de pessoas que se juntam para testar esse ou aquele componente do sistema, e fazer atualizações.
Mesmo assim, se você receber um vírus de Windows, por e-mail por exemplo, utilizando um sistema Linux, você pode infectar outras pessoas salvando o conteúdo e-mail em um pendrive, ou encaminhando o e-mail para outros, por esse motivo é possível instalação de programas a antivírus o Clamav por exemplo, pode ser instalado pela Central de Programas do Ubuntu, e o AVG e o Avast possuem versões gratuitas para Linux.

-No futuro haverá apenas computadores com [-Determinada plataforma-].

Eu não acredito nisso, e torço pela diversificação, em benefício dos usuários, afinal cada um pode escolher aquilo que melhor resolve seus problemas. A tendencia mostra sim um grande crescimento das Distribuições Linux no mercado, principalmente com a entrada da Google e muitas empresas que presam a segurança já adotaram Linux, principalmente os Bancos, como por exemplo o Banrisul aqui no RS onde é possível ver o pinguim em todos os terminais de auto atendimento e o banco CNL da florida, que distribui CDs do Ubuntu, um pouco modificado, para aumentar a segurança dos acessos ao banco pela internet. Mas vale lembrar que a diversidade é benéfica a todos, eu mesmo possuo três sistemas operacionais neste netbook de onde escrevo.

-O Linux não abre meus arquivos de vídeo e músicas.

Bom, mesmo o Windows não abre todos os arquivos de mídia, sem a instalação dos Plugins corretos, no Linux isto não é diferente. O Ubuntu, nesta última versão, 10.10 Maverick Meerkat, possui uma opção durante a instalação que permite que os principais plugins, como Mp3, Flash, etc, sejam instalados junto com o sistema operacional, mesmo assim alguns formatos ainda precisam de plugins adicionais para funcionar. Quer saber mais sobre como instalar estes plugins? Este será o tema do segundo post da série.

Em resumo, eu acredito que não custa experimentar e formar sua própria opinião, o Ubuntu, assim como a grande maioria das distribuições Linux, roda a partir do CD sem alterar nenhum arquivo do seu computador (a menos que você o faça), o que no mínimo serve como experiência. A maioria das pessoas que se interessou em conhecer o Ubuntu, acabou se encantando, e mesmo aqueles que não substituíram seus sistemas operacionais antigos por completo, passaram a usar ambos, e eu nunca conheci alguém que tenha feito o caminho oposto. Ficou Curioso? Obtenha o Ubuntu agora mesmo aqui.

Licença Creative Commons
A obra Ubuntu Linux Parte 1 de Adriano Simões foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://powergeek.blogspot.com/p/contato.html.

3 Comentário(s):

Anônimo disse...

Eu comecei a utilizar o Ubuntu a pouco e gostei, é um bom sistema, diferente do que muitos falam.

Fernando disse...

Ubuntu é SO para experts, eu não recomendaria para quem sabe apenas usar o Word e entrar no Orkut, querem aprender a mexer no Ubuntu, instale numa partição a parte junto com seu Ruindows.

Anônimo disse...

Acho que eu vou instalar o ubuntu para testar, só não sei qual versão, eu tava pensando no kurumim

Postar um comentário

Esse é o seu espaço para tirar dúvidas, elogiar ou criticar ! Comentários "troll" serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger