Postagem em destaque

5 Dicas Para o Uso Eficiente de Energia

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Conheça o NAO Next Gen, o novo robô da Aldebaran Robotics

A empresa Aldebaran Robotics anunciou na ultima sexta-feira (9) o lançamento de uma nova versão de seu robô NAO, chamado de NAO Next Gen. O novo robôzinho conta com uma nova configuração bem mais aprimorada que a versão anterior, e isso abre muitas portas para sua aplicação não só como divertimento mas também no ensino ou outras áreas. 

Foto: Reprodução
O sonho de muitas pessoas é possuir um robô em sua casa, não só pelo fato deles serem perfeitos mas também por serem 100% tecnologia. Quem conhece um pouco do mundo da robótica já deve ter ouvido falar da série de robôs NAO, aqui no Brasil o mesmo ficou bem conhecido após aparecer na novela da Globo Morde e Assopra. Eles são robôs um tanto que acessíveis para o publico, diferente de outros robôs mais caros e com aparências não tão amigáveis. 

Essa nova versão é capaz de ter uma boa interação com seu dono, com uma capacidade de processamento melhorada através do processador Intel Atom de 1.6 GHz, o NAO Next Gen consegue operar duas câmeras HD com resolução de 1280 x 720, onde as mesmas oferecem melhorias na capacidade de reconhecimento facial presente no robô. Quatro microfones dispostos em pontos diferentes para ajudarem na detecção da posição de quem o chama. Dois alto falantes, para o robô se "comunicar" com os humanos, sua fala pode ser configurada em até 8 diferentes idiomas. Sensores de pressão para adaptarem o caminhar do robô de acordo com seu trajeto, otimizando assim sua velocidade. Além de um aprimoramento para redução de colisões utilizando sensores de inercia.

Foto: Reprodução
No quesito software o novo NAO conta com o software, Nuance, para trabalhar junto a seus microfones, facilitando assim o reconhecimento de voz melhorando sua interação com os humanos além softwares para criação de coreografias, deixando mais divertida a interação. O envio de comandos entre computador e robô são feitos por Wi-Fi, mas o mesmo também possui acesso Ethernet.

O NAO Next Gen ainda não possui preço definido, mas esperamos que saia logo e que não seja tão cara, para que mais pessoas possam ter contatos com robôs. A versão original do NAO vendeu mais de 1500 unidades mas com essa nova versão é esperado um numero maior em vendas.

Aqui um vídeo da empresa apresentando seu novo "brinquedo":


Esse post foi dica do fiel leitor Derick Scott.

5 Comentário(s):

Anônimo disse...

Olha o Zariguim da novela!

Será que a novela foi uma "pré-propaganda" dele?

marcos disse...

eu quero um desses!!!qual o preço??

Anônimo disse...

qual o preço

Anônimo disse...

Lilian
Vi vários deles hoje no programa da Sabrina Sato, amei, eles são demais, também quero e terei um destes !!!

Unknown disse...

Onde se compra este robô
E quanto custa

Postar um comentário

Esse é o seu espaço para tirar dúvidas, elogiar ou criticar ! Comentários "troll" serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger