Postagem em destaque

5 Dicas Para o Uso Eficiente de Energia

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Tecnologia Verde: GM aposta em ônibus elétrico investindo na Proterra

A GM já está bem conhecida com seus investimentos no mercado dos automóveis elétricos, mas pelo que parece uma ampliação nesse desenvolvimento sempre é bem vinda, e é através de um investimento milionário (30 milhões de dólares), que a GM aposta na produção de ônibus elétricos, através de uma empresa especialista no assunto, a Proterra.

Foto: Reprodução/Proterra

O investimento foi possível com a parceria de outras empresas como a de capital de risco Kleiner Perkins Caufield & Byers (KPCB), Mitsui, Vision Ridge Partners, entre outras, através desse investimento, a empresa Proterra poderá desenvolver e comercializar seus ônibus elétricos, podendo fazer assim a substituição dos ônibus convencionais movidos a diesel (ou biodiesel) por veículos que não emitem nenhuma poluição. De acordo com o diretor executivo da Proterra Jeff Granato, a empresa tem a meta de mudar radicalmente o transito com a utilização dos ônibus elétricos.


Com a nova tecnologia nos ônibus, além de reduzir a poluição em nossas cidades, será possível economizar na manutenção dos veículos, de acordo com a empresa, os ônibus elétricos fazem uma média equivalente ao se utilizar o diesel, fazendo 10 km/l. Para ajudar na qualidade do veículo ele é projetado com materiais que são até 40% mais leves do que o aço ou o alumínio, utilizado normalmente na carroceria dos ônibus. Além disso, suas baterias recarregam rapidamente, em aproximadamente 10 minutos através da tecnologia de carregamento rápido desenvolvida pela empresa.

Com a GM investindo, a Proterra poderá concluir seus testes com seus ônibus e poderá ampliar sua frota e reduzir os custos de fabricação, podendo assim produzir até 400 ônibus por ano. Vale lembrar que a GM em si não produz ônibus elétricos, apenas possui projetos em veículos, como exemplo o Volt, porém com esse investimento, eles tem agora uma "carta na manga" para produções.

Com carros elétricos e agora ônibus elétricos, só podemos esperar termos até 2020 (contrariando Obama que espera até 2015) uma grande frota de veículos dos mais variados tipos elétricos, podendo assim diminuirmos nossas emissões de poluentes e melhorando nossa vida no planeta.

0 Comentário(s):

Postar um comentário

Esse é o seu espaço para tirar dúvidas, elogiar ou criticar ! Comentários "troll" serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger